475 espécies ameaçadas continuam sem proteção no Brasil - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / 475 espécies ameaçadas continuam sem proteção no Brasil

475 espécies ameaçadas continuam sem proteção no Brasil

Dezembro 16, 2015

Liminar que suspendeu os efeitos da portaria 445 não tem previsão de data para ser julgada

O dia 17 de dezembro de 2015 deveria ser um marco para a proteção de 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção no Brasil, pois entraria em vigor a portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, que traz uma série de medidas de para a conservação desses animais. Mas em 8 de junho último uma decisão da Justiça Federal suspendeu temporariamente os efeitos da portaria. Segundo informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, não há previsão de data para o julgamento da liminar. Veja a lista completa aqui: Portaria 445/2014

Toda a sociedade brasileira precisa saber quais espécies estão ameaçadas para que o país possa ter uma política de proteção para elas. “Tenho absoluta certeza de que, além dos cientistas e organizações ambientalistas, as pessoas comuns e a pesca de pequena escala apoiam a proteção dessas espécies”, afirmou a diretora geral da Oceana no Brasil, Monica Peres.
 
A pertinencia científica dos dados usados no processo de avaliação que resultaram na Portaria 445/2014 foi discutida e validada pelo Painel Independente de Especialistas do Ministério do Meio Ambiente (Portaria MMA no. 162 de 2015), que contou com a participação de especialistas do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), das universidades e de organizações científicas como a Oceana.
 
“Apesar de importantíssima em muitos casos, a simples proibição do desembarque, comercialização e transporte de espécies ameaçadas pode não ser suficiente para recuperar essas espécies, porque existem dois grandes problemas que não são solucionados. O primeiro deles é a captura acidental (bycatch), porque, nesse caso, os peixes capturados de forma não intencional acabam sendo devolvidos mortos para o mar. O segundo é a pesca ilegal. Além disso, quando uma espécie é proibida, todas as informações pesqueiras sobre a espécie desaparecem”, esclareceu Peres.
 
Populações (estoques) impactadas pela pesca não manejada só poderão ser recuperadas por meio de medidas apropriadas de regulamentação de pesca. Para que essas espécies voltem a ser abundantes, é imprescindível que haja monitoramento, pesquisas e regulamentações de pesca adequadas e, ainda, o combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada (sigla em Inglês IUU – llegal, unreported and unregulated fishing). “Enquanto não tivermos isso, não reduziremos a sobrepesca no Brasil”, afirmou Peres.

 


 Crédito:Brandelet. Tubarão-martelo (“Sphyrna lewini”): é uma das 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados

Por isso, a Oceana lançou neste ano a campanha “Lista Azul”, que tem por objetivo recuperar as populações de peixes marinhos ameaçados pela pesca não manejada por meio da elaboração e implementação dos planos de recuperação/manejo. Nesse contexto, a Oceana reconhece a importância da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em ter começado a elaboração de alguns planos em conjunto com vários parceiros.

Para o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade – Espécies (MMA), Ugo Vercillo, “O ministério agradece o empenho e o apoio técnico-científico da Oceana no processo de discussão do modelo, padronização e elaboração dos primeiros planos de recuperação”. A Oceana também trabalhou diretamente com o MMA e o MPA para garantir a prorrogação das moratórias do cherne-poveiro (Polyprion americanus) e do mero (Epinephelus itajara) por meio das Portarias MPA-MMA em 13 e 14 de outubro de 2015.

Recuperar a abundância de peixes marinhos ameaçados não é apenas um problema de conservação, nem apenas um problema socioeconômico, mas é principalmente uma questão de segurança alimentar. Garantir a riqueza, a abundância e o equilíbrio dos nossos mares é também uma questão de manter uma fonte importante de proteína de qualidade para alimentar a sociedade brasileira. Por isso a missão da Oceana é “Proteger os oceanos para alimentar o mundo”.

Sobre a Oceana – A Oceana foi criada em 2001 para trabalhar exclusivamente na proteção e recuperação dos oceanos em escala global, por meio de campanhas e estudos científicos. A organização já conquistou mais de 100 vitórias para os oceanos ao redor do mundo. A Oceana está presente em sete países e na União Européia, que, juntos, são responsáveis por mais de 40% da produção de pescado do mundo; ela atua no Brasil desde julho de 2014.