Mensagem de fim de ano da equipe da Oceana - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Mensagem de fim de ano da equipe da Oceana

Mensagem de fim de ano da equipe da Oceana

Dezembro 20, 2019

Chegamos ao final de mais um ano, momento de avaliarmos nossa trajetória e nos preparamos para os próximos desafios. Agradecemos o apoio e a parceria de todas as pessoas e organizações que se mobilizaram pela proteção dos ecossistemas marinhos e promoção da pesca sustentável.

Em 2019, enfrentamos situações na contramão da proteção dos oceanos, da transparência, do desenvolvimento sustentável e da participação social. Entre elas está a extinção dos únicos fóruns nos quais as políticas públicas para pesca eram discutidas no Brasil: os Comitês Permanentes de Gestão (CPGs). 

Enfrentamos ainda o maior episódio de poluição em extensão que afetou o litoral brasileiro, causando danos à biodiversidade e ao sustento de milhares de família. Vale destacar que esse incidente ainda precisa ser compreendido com profundidade para conseguirmos proteger o nosso litoral desse tipo de crime.

Mas também tivemos importantes vitórias. A proteção do arquipélago de Abrolhos de potenciais impactos da exploração de petróleo na bacia Camamu-Almada foi uma delas.

Na agenda de pesca, vencemos com a manutenção das cotas – estabelecidas com base em dados científicos – para a pesca da tainha e da adoção, pelo governo, de formas mais eficientes de reportar as capturas: os mapas de bordo online. 

Imbuídos do espírito de que podemos avançar ainda mais, seguiremos trabalhando em 2020 pela retomada dos espaços de participação social e da estatística pesqueira e no combate à sobrepesca, à poluição e às práticas danosas de pesca na costa brasileira. 

É urgente ainda a retomada dos espaços de participação social e a estatística pesqueira. Só assim podemos garantir que a gestão de nossos valiosos recursos marinhos se baseie em debates democráticos e nos melhores dados científicos.

Desejamos boas festas e que possamos seguir juntos/as nessa jornada em busca de um mundo melhor, com oceanos abundantes e protegidos para as gerações futuras.

Equipe Oceana