Camilla Valadares
Diretora de Comunicação
Personal y socios

Desde criança, documentários sobre ecossistemas marinhos sempre me encantaram. Lembro de passar horas assistindo programas na TV pública sobre as diferentes espécies. É um universo que me toca e inspira profundamente. É por isso também que fazer parte do time da Oceana é uma oportunidade que agregou não só à minha jornada profissional, mas especialmente pessoal.
O impacto da mídia na minha vida não ficou isolado na infância. Sou jornalista e publicitária. Passei 16 anos realizando assessoria de comunicação para diferentes tipos de entidades, abordando os mais diferentes temas. Tive a chance de trabalhar com governos, empresas e ONGs. Pude aprender sobre direitos humanos, sustentabilidade, responsabilidade social e sobretudo sobre como os diferentes atores sociais precisam trabalhar juntos para construir um mundo melhor.
Ter um mundo melhor pressupõe melhorar a convivência da humanidade com o mar. Acreditando nisso entrei para o time da Oceana. Para colaborar com sua missão e aprender como diferentes povos estão transformando essa relação.
Durante minha experiência no Ministério do Meio Ambiente pude conhecer melhor os desafios para a humanidade aprender a conviver de forma respeitosa com a natureza. Avançamos muito, mas ainda falta um longo percurso. Os oceanos são um desafio especial para o Brasil. A proporção continental e a imensa costa expõem o tamanho da missão da Oceana no Brasil. Proteger os ecossistemas marinhos é essencial para a existência humana e passa necessariamente pela inclusão social e entendimento do valor econômico agregado à relação dos homens com os oceanos.
Minha jornada de vida foi marcada pelo entendimento do papel fundamental da comunicação na transformação do mundo. É preciso engajar pessoas, governos e empresas em causas, mostrar seus pontos de vista, democratizar debates e efetivamente provocar a mudança.