MAPA designa representantes para CPG Norte
Agosto 23, 2016
Divulgação/Governo Acre
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, designou, através de portaria publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União, representantes de órgãos e entidades para compor o Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros das Bacias Hidrográficas Amazônica e Tocantins/Araguaia (CPG Norte). O CPG é composto por oito representantes de órgãos do governo federal, três representantes de órgãos estaduais e 13 representantes da sociedade civil organizada, entre o setor produtivo e organizações não governamentais. O CPG Norte será presidido pelo secretário de Aquicultura e Pesca do ministério, Dayvson de Souza.
Os CPGs foram criados em setembro de 2015 com vistas a aperfeiçoar a gestão pesqueira no Brasil. A ideia é que sejam locais de debate e acordo entre o setor pesqueiro, o governo federal e a sociedade civil sobre medidas de manejo e gestão. Ao todo, nove CPGs foram criados (seis marinhos e três continentais), mas até agora nenhum havia ainda sido composto formalmente.
A designação para o CPG Norte foi comemorada pela diretora geral da Oceana, Monica Peres. Para ela, trata-se de um primeiro passo que precisa ser apoiado, já que os CPGs têm um papel relevante a cumprir na gestão compartilhada da pesca. “Quero parabenizar o ministro Blairo Maggi e o secretário da pesca, Dayvson de Souza. É uma ótima maneira de iniciar uma gestão. Nossa expectativa é que a partir desta iniciativa, os membros dos CPGs marinhos também sejam designados e possamos iniciar um trabalho que é fundamental para a pesca brasileira”, disse.