Festival Oceano: ‘Pare o Tsunami de Plástico’ reforça importância de combater a poluição marinha - Oceana Brasil
Inicio / Blog / Festival Oceano: ‘Pare o Tsunami de Plástico’ reforça importância de combater a poluição marinha

Fevereiro 28, 2024

Festival Oceano: ‘Pare o Tsunami de Plástico’ reforça importância de combater a poluição marinha

Por: Oceana

O TEMA: Plásticos

O porto de Santos é considerado o maior complexo portuário da América Latina. Foto: Getty Images

 

Em comemoração ao aniversário de 152 anos do Porto de Santos, evento reuniu cultura local e debates sobre os desafios de proteger os oceanos 

A campanha “Pare o Tsunami de Plástico” integrou a programação da 5ª edição do Festival Oceano – Porto Cidade, realizado em Santos (SP), no dia 3 de fevereiro. Realizado pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista, uma das 78 organizações signatárias da iniciativa em apoio ao Projeto de Lei (PL) 2524/2022. Atualmente em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o “PL do Oceano Sem Plástico”, como foi apelidado, propõe transformar o atual modelo de produção, uso e descarte desse material, a partir da implementação de medidas da Economia Circular do Plástico no Brasil. 

Através de folders, cartazes e banners, as principais propostas deste Projeto de Lei foram apresentadas ao público do festival. Os participantes também puderam checar diversos dados sobre os impactos da poluição plástica nos animais marinhos, na saúde humana e nos oceanos. 

Com patrocínio do Porto de Santos, o evento contou com programações voltadas para temas de sustentabilidade, cultura e educação ambiental, reunindo mais de 2 mil pessoas e 21 organizações socioambientais. 

UMA PREOCUPAÇÃO GLOBAL 

Considerado o maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos, na região metropolitana da Baixada Santista, é uma das áreas mais contaminadas por microplásticos do mundo. De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os animais da área da balsa Santos-Guarujá apresentaram o pior estado nutricional e de saúde dentre as regiões avaliadas. 

Pesquisadores ao redor do mundo também já detectaram microplásticos nos alimentos, na água potável, no sangue, no leite materno, em órgãos humanos vitais e até no ar que respiramos. 

“O Brasil precisa avançar com urgência pela solução, a partir de uma perspectiva que respeite o meio ambiente, a saúde do planeta e das pessoas, como propõe o PL do Oceano Sem Plástico”, reforça a gerente de advocacy da Oceana, Lara Iwanicki.

Conheça o PL 2524/2022 e assine a petição Pare o Tsunami de Plástico.

Confira alguns registros!

Fotos: Festival Oceano / Divulgação