Julho 10, 2024
Oceana amplia seu Conselho Diretor com dois novos membros
Por: Oceana
O TEMA: Save the Oceans, Feed the World
Entre eles, está o executivo Patrice Etlin, segundo brasileiro a integrar o grupo, que conta ainda com a surfista Maya Gabeira
A britânica Christina Hicks e o brasileiro Patrice Etlin são os mais novos membros do Conselho Diretor da Oceana, a maior organização internacional dedicada exclusivamente à conservação dos oceanos.
“Estamos muito contentes por receber Christina e Patrice. Ambos são especialistas em suas respectivas áreas e contribuirão com experiência e ideias muito valiosas, que nos ajudarão a crescer como organização e a conquistar mais vitórias políticas para nossos oceanos e as pessoas que dependem deles”, afirmou Sam Waterston, presidente do Conselho.
Patrice Etlin é sócio-gerente na Advent International e foi responsável por iniciar as atividades da organização no Brasil. Tem mais de 30 anos de experiência em private equity, trabalhando principalmente em investimentos no mercado latino-americano. Como membro do Comitê Executivo da Advent, ajuda a supervisionar a direção estratégica e as atividades de investimento da empresa, e já liderou, coliderou ou participou de mais de 30 investimentos por toda a América Latina.
“Como ávido adepto do mergulho livre, desenvolvi uma profunda paixão pelos nossos oceanos. Depois de testemunhar em primeira mão a destruição da vida marinha e dos ecossistemas, eu sabia que tinha de me envolver e ajudar a proteger esses preciosos habitats oceânicos. Escolho apoiar a Oceana porque ela enfrenta as maiores ameaças com que os nossos oceanos se deparam, e vence”, disse Etlin, que é engenheiro eletrônico formado pela Universidade de São Paulo (USP).
“Estou ansioso para alimentar ainda mais essa paixão como membro do Conselho Diretor da Oceana e ajudar a conquistar vitórias que protejam os nossos mares”, completou.
Christina Hicks é professora doutora da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Como cientista social e conservacionista marinha, seu trabalho é abrangente e inclui estudos sobre governança e conservação de pescarias, justiça alimentar e nutrição, além de pesquisas sobre políticas de financiamento e investimento em pescarias e sistemas alimentares.
“Salvar os oceanos do mundo requer ações informadas que sejam flexíveis, reflexivas, adaptativas e voltadas à equidade. A Oceana adota essas abordagens, ao mesmo tempo em que se concentra em soluções que enfrentem conjuntamente os desafios ambientais e sociais”, disse Hicks.
“Como cientista, sempre admirei o fato de suas campanhas serem formadas pela melhor ciência disponível. A Oceana realiza um trabalho concreto, em todo o mundo, conquistando vitórias políticas que estão fazendo diferença para nossos oceanos e comunidades costeiras. Estou entusiasmada por participar do Conselho Diretor e por trabalharmos juntos para proteger os oceanos do mundo, a vida oceânica e as sociedades que dependem deles”, completou.
Hicks foi recentemente nomeada como uma das pesquisadoras do Pew Marine Fellow, que apoia cientistas de todo o mundo para promover o conhecimento e a inovação na proteção dos oceanos. No programa, ela investigará as relações entre financiamentos internacionais e a sobrepesca em quatro países da África Oriental e Ocidental. A cientista já recebeu vários reconhecimentos pelo seu trabalho, incluindo o Prêmio Philip Leverhulme de Geografia e o Prêmio Gill Memorial da Royal Geographical Society.
Outros membros do Conselho da Oceana são a também brasileira Maya Gabeira, Keith Addis, Gaz Alazraki, Herbert M. Bedolfe III, Ted Danson, Nicholas Davis, César Gaviria, María Eugenia Girón, Loic Gouzer, Jena King, Ben Koerner, Sara Lowell, Dr. Kristian Parker, Dr. Daniel Pauly, David Rockefeller, Jr., Susan Rockefeller, James Sandler, Lex Sant, Simon Sidamon-Eristoff, Dr. Rashid Sumaila, Diana Thomson, Elizabeth Wahler, Sam Waterston, Jean Weiss e Antha Williams.
O grupo tem função deliberativa e é responsável por tomar decisões estratégicas e supervisionar as operações da organização em todos os seus escritórios, distribuídos em todo o mundo.
Despedida
A organização também anunciou a saída de Valarie Van Cleave, membro de longa data do Conselho da Oceana. Van Cleave é cofundadora da SeaChange Summer Party, premiado evento da organização realizado no sul da Califórnia, Estados Unidos. Van Cleave foi fundamental para o sucesso da organização, dando início à campanha da Oceana para combater a fraude no pescado nos Estados Unidos e em todo o mundo, e atuando como Presidente do Conselho de 2018 a 2022. Ela será homenageada por suas contribuições no SeaChange Summer Party deste ano, em 17 de agosto de 2024, em Orange County.
MOST RECENT
Novembro 29, 2024
Novembro 27, 2024
Novembro 25, 2024
“Tudo que nós queremos é que a pesca artesanal permaneça fortalecida”
Novembro 7, 2024
Política Nacional de Resíduos Sólidos: 14 anos de promessas vazias