Fevereiro 18, 2019
Pesquisadores discutem futuro da pesca de demersais nas regiões Sudeste e Sul
A Oceana organizou, durante o XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI), um workshop que reuniu o Dr. Daniel Pauly e Dr. Michael Hirshfield, cientista-chefe da ONG, e os líderes do projeto “Subsídios Científicos para o Manejo Espacial e com Enfoque Ecossistêmico da Pesca Demersal nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”. No encontro, foram debatidas estratégias de levantamento e sistematização de dados sobre ecossistemas marinhos e pesca nessas regiões.
“O desenvolvimento de pesquisas sobre pesca no país é chave para a elaboração de políticas públicas sólidas, baseadas em dados científicos que nos permitam proteger os ecossistemas e melhorar a eficiência pesqueira”, afirma Ademilson Zamboni, oceanógrafo e diretor geral da Oceana no Brasil.
O projeto, coordenado pelo professor Dr. José Angel Alvarez Perez, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), tem como objetivo propor um modelo de ordenamento espacial da pesca demersal no Sul e Sudeste do Brasil que leve em conta aspectos ecossistêmicos como o descarte e os impactos sobre os habitats marinhos e até mesmo a eficiência energética das frotas pesqueiras.
A iniciativa é conduzida por uma rede de renomados pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
O projeto subsidiará a construção de um novo modelo, a ser debatido pelo governo e sociedade civil no âmbito dos comitês permanentes de gestão (CPGs).
MOST RECENT
Março 27, 2025
Março 27, 2025
Março 26, 2025
Fevereiro 18, 2025
“O Brasil não precisa esperar pelo Tratado Global para reduzir o plástico”
Fevereiro 18, 2025
Trump prioriza o plástico, apesar de danos aos oceanos e à saúde