5ª edição da Auditoria da Pesca aponta necessidade de adaptação às mudanças climáticas - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / 5ª edição da Auditoria da Pesca aponta necessidade de adaptação às mudanças climáticas

5ª edição da Auditoria da Pesca aponta necessidade de adaptação às mudanças climáticas

Publicação da Oceana é o principal estudo sobre a gestão pesqueira do Brasil

Julho 30, 2025

No dia 13 de agosto (quarta-feira), às 16h, a Oceana lança a 5ª edição da Auditoria da Pesca Brasil, reconhecida como a mais relevante e detalhada avaliação sobre a gestão das pescarias costeiro-marinhas no país. Nesta edição são apresentados alguns dos desafios que pescadores e pescadoras, gestores e cientistas já enfrentam em um cenário global de mudanças climáticas, que afetam diretamente a migração, a reprodução e a distribuição das populações de pescados, exigindo mais pesquisas e políticas de adaptação para garantir a sustentabilidade das pescarias.

Além disso, a publicação segue a análise histórica, realizada desde 2020, dos dados sobre o orçamento público, a situação dos estoques pesqueiros, o monitoramento, ordenamento e controle das frotas, e a transparência das informações disponibilizadas sobre pescarias artesanais e industriais.

O lançamento da publicação será transmitido ao vivo pelo Youtube da Oceana, com a participação de cientistas, pescadores, pescadoras e representantes do governo, e aberto às perguntas da audiência.

 

ESTUDO DISPONÍVEL SOB EMBARGO

A Auditoria da Pesca Brasil 2024 estará disponível para jornalistas interessados, sob embargo para publicação até às 16h do dia 13 de agosto. Para solicitar o material, entre em contato:

Déborah Gouthier – dgouthier@oceana.org, (61) 98104-5949

Conheça também as edições anteriores.

 

A Oceana é a maior organização sem fins lucrativos dedicada exclusivamente à conservação dos oceanos. Com base na ciência, trabalhamos para recuperar a abundância dos oceanos e garantir a saúde da biodiversidade marinha por meio de mudanças nas políticas públicas de países que controlam mais de um quarto da pesca mundial. Nossas campanhas apresentam resultados efetivos, explícitos em mais de 325 vitórias contra a sobrepesca, a destruição de habitats, a poluição por petróleo e plástico e a perda de espécies ameaçadas, como tartarugas, baleias e tubarões. Um oceano saudável pode oferecer uma refeição nutritiva de pescados a 1 bilhão de pessoas todos os dias, para sempre. Juntos, podemos proteger os oceanos e ajudar a alimentar o mundo. Saiba mais em brasil.oceana.org.