Califórnia protege espécie fundamental para a vida selvagem costeira
Outubro 28, 2019
A Comissão de Caça e Pesca da Califórnia adotou, por unanimidade, um plano pioneiro de gerenciamento da pesca para o arenque-do-Pacífico. Há sete anos, a Oceana e a National Audubon Society trabalham em conjunto com os pescadores de arenque e o Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia. A parceria tem o propósito de criar nova estrutura reguladora para o gerenciamento da pesca com o objetivo de proteger o arenque como fonte de alimento para peixes, mamíferos e aves marinhas, além de garantir uma pesca sustentável da espécie no futuro.
“Com a adoção do novo plano, pode-se dizer que a pesca do arenque na Califórnia é a mais sustentável do país”, disse o diretor de Campanhas da Califórnia e cientista sênior da Oceana, Geoff Shester. “A abordagem inovadora e colaborativa adotada para alcançar esse plano inédito de gestão pesqueira vai garantir a vitalidade da atividade, preservando uma importante fonte de alimento para inúmeros mamíferos marinhos nos próximos anos. Esse tipo de gestão baseada em ecossistemas é particularmente importante diante das mudanças climáticas”.
O arenque-do-Pacífico é um peixe de pequeno porte, mas de grande importância. A espécie fornece equilíbrio e alimento para a vida marinha, desde aves a leões marinhos e baleias jubarte. “Esse plano é único porque leva em consideração todos os animais que dependem do arenque como fonte de alimento. O plano e o processo ajudarão a garantir a sustentabilidade da pescaria e podem servir de modelo para outras espécies na Califórnia e em outros estados”, disse a diretora de Conservação Marinha da National Audubon Society, Anna Weinstein.
O Plano
O Plano de Gestão da Pesca do-arenque-do-Pacífico é o primeiro a ser concluído sob a Política de Espécies Forrageiras da Comissão de Caça e Pesca de 2012. Tem como propósito proteger peixes como o arenque, que servem de alimento para outras espécies e têm papel fundamental como base do ecossistema local.
As populações de arenque da Colúmbia Britânica a São Francisco diminuíram devido às mudanças climáticas, perda de habitat e pressão da pesca. Atualmente, o arenque desova em menos de 2% dos estuários da costa oeste. A maior população da espécie está atualmente situada na baía de São Francisco, local onde ocorre também a maior pesca comercial de arenque.
Acesse mais informações sobre o arenque-do-Pacífico e o novo Plano de Gestão da Pesca