Câmara Técnica propõe limite de captura por embarcação na Safra da Tainha 2019 - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Câmara Técnica propõe limite de captura por embarcação na Safra da Tainha 2019

Câmara Técnica propõe limite de captura por embarcação na Safra da Tainha 2019

Março 15, 2019

Em reunião realizada nos dias 13 e 14 de março, em Brasília, a Câmara Técnica da tainha (Mugil liza) discutiu medidas para o ordenamento da pescaria e aprimoramento da normativa que estabelece limites de captura para a espécie.

Entre as recomendações do grupo, está a adoção de cotas por embarcação e a redução de pontos de desembarque para melhor controle – medida que ajudaria a coibir a pesca ilegal. Foi proposta ainda a utilização de mapas de bordo digitais – adotados pela primeira vez no Brasil na safra 2018 – para aprimorar o monitoramento do consumo das cotas.

A norma atual surgiu a partir de proposta da Oceana de adoção de limites de captura para evitar a sobrepesca da tainha. A partir de estudos científicos sobre o estoque de tainha apresentados pela organização, em 2018, o governo federal estabeleceu cotas para as frotas de cerco/traineiras (industrial) e emalhe anilhado (artesanal).

“É preciso manter o regramento de 2018 com melhorias no ordenamento. Ele foi construído com base científica para proteger a espécie e garantir a pescaria no futuro. É um marco na gestão pesqueira do Brasil, que deve ser mantido e aprimorado.”, afirma o diretor científico da organização Martin Dias.

A Câmara Técnica, vinculada ao Comitê Permanente de Gestão e Uso Sustentável dos Recursos Pelágicos das Regiões Sudeste e Sul (CPG Pelágicos SE/S), reuniu representantes da Secretaria de Pesca, do setor pesqueiro, da academia e Oceana.

Nos dias 19 e 20 de março, o Subcomitê Científico encaminhará recomendações para a reunião do CPG Pelágicos SE/S (9 e 10 de abril) na qual devem ser definidas as regras para a safra da tainha que começa no dia 15 de maio.