Campanha #DeLivreDePlástico é destaque do mês no site do movimento mundial Break Free From Plastic - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Campanha #DeLivreDePlástico é destaque do mês no site do movimento mundial Break Free From Plastic

Maio 26, 2021

A campanha #DeLivreDePlástico, liderada pela Oceana e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ganhou destaque no mês de maio no site do movimento global Break Free From Plastic (BFFP). Criada em 2006, a iniciativa reúne mais de 11 mil organizações e apoiadores individuais em todo o planeta, que compartilham valores comuns de proteção ambiental e visam a um futuro livre da poluição de plásticos. A Oceana faz parte desse time.

No Brasil, em média 325 mil toneladas de plástico acabam nos oceanos por ano, a partir de fontes terrestres como disposição em lixões a céu aberto, segundo o relatório Um Oceano Livre de Plástico. Esse descarte impacta diretamente a vida marinha, os escossistemas e as atividades pesqueiras. Diante dessa realidade, a Oceana defende a redução da oferta e do consumo de itens de plástico descartável e desnecessário.

A campanha #DeLivreSemPlástico pede que os aplicativos de entrega de comida pronta se comprometam publicamente com metas de redução da quantidade de itens de plástico descartável enviados junto com a comida, como talheres, pratos, canudos, mexedores, sacolas e embalagens.

Visualização da imagem

Foto: Break Free From Plastic Website

Esse consumo aumentou drasticamente com a pandemia por covid-19 em decorrência do crescimento no número de pedidos de comida por delivery – estima-se que os aplicativos cresceram 187% no último ano. Mas o consumidor não está satisfeito com a quantidade de plástico que recebe junto com a refeição.

Segundo a pesquisa “Percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery”, realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), a pedido da Oceana e do PNUMA, 72% dos consumidores gostariam de receber suas entregas livres de plásticos descartáveis. Além disso, 86% deles acreditam que a responsabilidade pela promoção de entregas livres de plástico descartáveis é dos aplicativos.

Em abril, a Oceana lançou a petição Quero meu delivery sem plástico, pedindo que empresas como iFood e UberEats se comprometam publicamente com as propostas da campanha #DeLivreDePlástico. Mais de 18 mil pessoas já assinaram a petição.