Especialistas debatem caminhos para eliminar a poluição plástica no setor de alimentação - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Especialistas debatem caminhos para eliminar a poluição plástica no setor de alimentação

Especialistas debatem caminhos para eliminar a poluição plástica no setor de alimentação

Seminário “Sustentabilidade à Mesa” reúne pesquisadores, indústria, organismos internacionais e organizações da sociedade civil para discutir políticas públicas e soluções economicamente viáveis; Feira de Soluções apresenta iniciativas implementadas no Brasil e no mundo.

Outubro 25, 2023

O evento propõe ampliar o debate sobre políticas públicas e soluções que façam o país avançar no combate à poluição por plásticos; e firmar um compromisso do setor de alimentos com essa causa.

No dia 26 de outubro, a Oceana, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o iFood promovem o seminário “Sustentabilidade à mesa: alimentando um futuro sem plástico”, que coloca em pauta a necessidade de abordagens inovadoras no setor de alimentação e delivery para combater a poluição por plástico. O evento conta também com uma Feira de Soluções e pretende consolidar o apoio, especialmente, do setor empresarial à transição para um sistema de produção, consumo e descarte do plástico fundamentado na Economia Circular.

Com participação de representantes da academia, de organismos internacionais, de movimentos sociais, da política, de organizações não governamentais e de empresas de diferentes portes, o seminário propõe, logo no seu início, um mergulho na análise da poluição causada por plásticos e dos seus impactos socioambientais, na saúde humana e econômicos. Na sequência, painelistas discutem políticas públicas e desafios para fazer avançar uma legislação nacional além de apresentar o contexto e as tendências internacionais. O terceiro painel culmina com a apresentação de casos emblemáticos, compromissos corporativos e soluções que já estão sendo colocadas em prática no Brasil e no mundo.

“Estamos num momento de virada de chave. Precisamos abandonar a ideia de economia linear de “extrair-produzir-descartar” e, no lugar dela, adotar uma economia circular, que envolve repensar o sistema produtivo e projetar produtos para que durem o máximo de tempo possível – e ao final da vida útil, ganhem nova utilidade e voltem ao sistema. Nossos estudos indicam que, fazendo isso, podemos reduzir a poluição plástica em 80% até 2040”, ressalta o representante do Pnuma no Brasil, Gustau Máñez.

Os realizadores deste evento já vêm atuando para reduzir os impactos negativos do plástico de uso único, como canudos, copos, pratos e sacolas descartáveis, e no setor de entrega de comida há alguns anos. Em agosto de 2021, o iFood assumiu um compromisso público com a campanha #DeLivreDePlástico de reduzir itens descartáveis nas suas operações. Coliderada pelo Pnuma e pela Oceana, essa iniciativa desafiou os aplicativos de delivery de refeições a mudarem suas práticas com o propósito de reduzir a poluição. Pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), de abril de 2021, demonstrou que 72% dos consumidores gostariam de receber delivery de comida sem plástico.

“É urgente que o Brasil avance com uma legislação que traga soluções efetivas para esta questão. Para além de uma preocupação ambiental, trata-se de uma questão de saúde pública. O plástico está no ar, na água, na nossa comida e em órgãos vitais de nossos corpos, como coração, pulmão e fígado. Não podemos assistir a isso, passivamente. Ter o envolvimento de setores que funcionam como um elo entre o plástico descartável e o consumidor final, como é o caso do setor de alimentação, é fundamental”, considera Lara Iwanicki, engenheira ambiental e gerente de advocacy da Oceana.

Maior produtor de plástico da América Latina, o Brasil produz 500 bilhões de itens de plásticos de uso único por ano. Nesse mesmo período, nosso país despeja mais de 325 mil quilos de resíduos plásticos nos oceanos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a poluição por plásticos é hoje a segunda maior ameaça ambiental ao planeta, atrás apenas da emergência climática.

Feira de Soluções – Com o propósito de valorizar e incentivar iniciativas inovadoras que buscam superar a poluição causada pelo plástico no setor de delivery, o seminário promove uma Feira de Soluções. As empresas Klabin, GrowPack, Tamoios, Já fui Mandioca, Abralatas, Purana, Meu Copo Eco e Kleen Hub apresentarão as alternativas que já implementam no dia-a-dia de seus negócios, incluindo embalagens sustentáveis, materiais alternativos e modelos de retorno e reúso,

“O foodservice é um setor potente da economia brasileira. Estamos comprometidos para que essa força possa também acelerar o processo de redução do plástico nas embalagens e que gere escala para produção e uso de embalagens mais sustentáveis, principalmente, no delivery.”, Alexandre Lima, Gerente de Sustentabilidade do iFood.

Para materializar o compromisso do setor com um futuro sem poluição por plásticos, os realizadores do seminário propõem que as empresas participantes assinem um Manifesto Político em defesa de: 1. políticas públicas efetivas, como o Projeto de Lei 2524/2022 que propõe a implementação de medidas de Economia Circular do Plástico; 2. soluções a preços acessíveis; 3. remuneração digna aos trabalhadores da reciclagem; 4. debate nacional para evitar a consolidação de falsas soluções.

Com o apoio do da União Europeia (pelo Programa Plásticos Circulares nas Américas – CPAP, na sigla em inglês) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o seminário “Sustentabilidade à Mesa” ocorrerá de forma híbrida, com participação presencial e transmissão pelo YouTube do PNUMA.

Confira a programação completa aqui. 

Para se inscrever e receber mais informações sobre o evento, acesse aqui.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Debate “Sustentabilidade à mesa: alimentando um futuro sem plástico”

QUANDO: 26/10, das 9h30 às 14h

ONDE: Sede do iFood, na Av. dos Autonomistas, 1496 – Vila Yara, em Osasco (SP)

Para mais informações: 

Patrícia Bonilha – pbonilha@oceana.org, 61 99620-6443

Renata Chamarelli – renata.chamarelli@un.org, 61 98421-6748

imprensa@ifood.com.br