I Concurso de Fotografia da Oceana no Brasil - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / I Concurso de Fotografia da Oceana no Brasil

I Concurso de Fotografia da Oceana no Brasil

Março 12, 2020

Começa nesta quinta-feira, 12 de março, o período de inscrições para o I Concurso de Fotografia da Oceana Brasil. Com o tema Meu lar é o mar: retratos da vida nos oceanos, o concurso tem por objetivo incentivar a produção fotográfica sobre a costa brasileira, a proteção da biodiversidade marinha e fortalecer a importância da pesca sustentável. O período de inscrição se encerra em 30 de abril. 

A Oceana defende que somente com políticas públicas baseadas no conhecimento científico e com participação da sociedade poderemos trabalhar para que os recursos marinhos sejam utilizados de forma sustentável.

Podem participar fotógrafos profissionais ou amadores, desde que residentes no Brasil, com idade mínima de 18 anos. Cada participante pode enviar até três fotografias, em alta resolução, por e-mail (ver detalhes no regulamento). Todas as imagens devem ter data e local do registro, além de uma pequena descrição. Somente serão aceitos trabalhos originais do autor. Não serão aceitas montagens fotográficas, nem imagens manipuladas digitalmente.

Três fotografias serão premiadas. O vencedor do primeiro lugar receberá um Drone Dji Spark versão básica; o segundo colocado levará uma GoPro Hero 7 Black; e o terceiro colocado ganhará um estabilizador para filmagem em celular. Todos os três receberão, também, um kit completo da Oceana.

A Oceana é a maior Organização Não Governamental exclusivamente dedicada à proteção e recuperação dos oceanos em escala global. Trabalha para construir, melhorar e acompanhar os resultados de políticas públicas destinadas à proteção dos ecossistemas marinhos e aumentar a abundância de pescados a partir do fortalecimento da pesca sustentável.

Acesse o regulamento:

PRIMEIRA EDIÇÃO – CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA OCEANA BRASIL 2020
EDITAL Nº 1, DE 12 DE MARÇO DE 2020

A Oceana, organização não governamental sem fins lucrativos que atua exclusivamente na conservação marinha, comunica que estão abertas as inscrições para o I Concurso de  Fotografia da Oceana Brasil, de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

1. DO CONCURSO E SEUS OBJETIVOS
1.1 O concurso tem por objetivo incentivar a produção fotográfica sobre a costa brasileira e conscientizar o público geral sobre a importância de proteger a biodiversidade marinha e a pesca sustentável.
1.2 O tema do concurso é “Meu lar é o mar: retratos da vida nos oceanos”. As fotos devem ser os trabalhos originais dos participantes e devem retratar os oceanos como fonte de vida para diversas espécies marinhas e/ou como fonte de subsistência para as pessoas por meio da pesca.

2. DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1 As inscrições para participar do concurso fotográfico são gratuitas e poderão ser efetuadas pelo e-mail imprensa@oceana.org. O participante deve informar no corpo do e-mail nome completo, telefone de contato, endereço, identificação da(s) fotografia(s), local e data do registro, bem como uma breve descrição sobre a imagem.
2.2 Os e-mails de inscrição poderão ser enviados no período de 12 de março de 2020 a 30 de abril de 2020, às 23h59.
2.3 É permitido o envio de até 3 (três) fotografias por meio de link gerado por nuvem de armazenamento online (Google Drive, Dropbox, We transfer, etc). O link contendo as imagens deve ser enviado no ato da inscrição.
2.4 As fotografias deverão ter alta resolução (mínima de 300 dpi), em formato JPEG ou PNG.
2.5 Os participantes devem ser residentes no Brasil, ter 18 anos ou mais e não podem ser funcionários, parentes de funcionários, consultores ou prestadores de serviço da Oceana.
2.6 As informações pessoais fornecidas, bem como a identificação da fotografia, são de responsabilidade do participante.
2.7 Os inscritos receberão confirmação de sua inscrição por e-mail. Caso não receba, o participante deverá entrar em contato com a Oceana pelo e-mail imprensa@oceana.org ou pelo telefone + 55 (61) 3247-1800.
2.8 As inscrições incompletas ou que não atendam aos critérios estabelecidos nos itens 1.2 e 2.2 deste Edital serão desconsideradas pela equipe organizadora.
2.9 A Oceana não se responsabilizará por material não recebido, qualquer defeito no material enviado ou na legibilidade das informações prestadas, o que poderá acarretar em desclassificação do candidato.
2.10 Serão desconsideradas as inscrições enviadas fora do prazo e/ou aquelas cujo material estiver incompleto.
2.11 Não serão aceitas montagens fotográficas, nem fotografias manipuladas digitalmente. Caso situações como essas sejam detectadas, a fotografia será imediatamente desclassificada.

3. DOS DIREITOS DO AUTOR
3.1 Os direitos autorais dos trabalhos inscritos serão cedidos automaticamente para a Oceana com vistas à publicação no portal da Oceana e nas redes sociais da organização, além da utilização em outras ações de comunicação, sem fins lucrativos, que a Oceana achar pertinente.
3.2 Para fins institucionais, independentemente de qualquer formalização, a Oceana poderá utilizar os trabalhos selecionados livremente em materiais impressos e digitais, sem fins lucrativos, no país e no exterior, sempre fazendo menção ao autor.
3.3 Caso o trabalho contenha imagens de pessoas em destaque, assim como de objetos de propriedade de terceiros ou de obras intelectuais, o autor deverá se responsabilizar pelos direitos relativos à imagem e/ou obra intelectual reproduzida no trabalho inscrito, eximindo a Oceana de qualquer responsabilidade decorrente do uso indevido de suas imagens por terceiros não autorizados, inclusive mediante sua reprodução e/ou divulgação em redes sociais (Facebook, Instagram, entre outras), internet, materiais impressos, publicações na imprensa ou em qualquer outro veículo de comunicação, seja a que tempo for.

4. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DESEMPATE
4.1 A avaliação das fotografias será realizada por júri constituído por membros da Oceana e da sociedade civil.
4.2 Em caso de empate total na classificação, será escolhida a fotografia que obtiver maior pontuação no quesito “adequação ao tema”.

5. DO RESULTADO
5.1 O resultado do concurso será divulgado na data provável de 8 de junho de 2020 (Dia Mundial dos Oceanos) no endereço eletrônico brasil.oceana.org e contato por meio de e-mail.
5.2 Ao todo, serão premiadas três (3) fotografias.

6. DA PREMIAÇÃO
6.1 O primeiro colocado receberá um Drone Dji Spark versão básica e um kit completo da Oceana, contendo: (1) bolsa, (1) camiseta, (3) cadernetas, (1) lápis, (1) caneta, (1) caneca, (1) folder e (1) adesivo institucionais.
6.2 O segundo colocado receberá uma GoPro Hero 7 Black e um kit completo da Oceana, contendo: (1) bolsa, (1) camiseta, (3) cadernetas, (1) lápis, (1) caneta, (1) caneca, (1) folder e (1) adesivo institucionais.
6.3 O terceiro colocado receberá um estabilizador para filmagem em celular e um kit completo da Oceana, contendo: (1) bolsa, (1) camiseta, (3) cadernetas, (1) lápis, (1) caneta, (1) caneca, (1) folder e (1) adesivo institucionais.

7. DECLARAÇÃO DE ELEGIBILIDADE, PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO
Onde permitido por lei, os participantes concedem ao Host (que o subsídio será confirmado por escrito a pedido), suas subsidiárias, afiliadas e aqueles que agem de acordo com a sua autoridade, o direito de imprimir, publicar, transmitir e usar, em todo o mundo, em qualquer mídia agora conhecida ou doravante, incluindo, entre outros, a World Wide Web, a qualquer momento ou horário, os nomes dos vencedores, fotos, vozes, semelhanças, cidade e estado de residência para fins publicitários e promocionais, sem consideração adicional. Exceto onde proibido por lei, os vencedores deverão assinar uma declaração juramentada de elegibilidade e liberação ou perder o prêmio. O não cumprimento ou a devolução de quaisquer liberações necessárias e documentação relacionada pode resultar na perda do prêmio.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
8.1 A inscrição no 1º Concurso de Fotografia da Oceana 2020 gera presunção absoluta de que o participante conhece as exigências contidas neste Edital e de que aceita suas condições, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
8.2 Todas as imagens e textos inscritos poderão ser utilizados nas peças de comunicação da Oceana com o devido crédito ao autor.
8.3 Compete à Oceana a aceitação ou indeferimento das inscrições que apresentarem qualquer inconsistência em relação a este Edital, mesmo que detectada posteriormente ao ato de inscrição, e informar os autores de sua decisão.
8.4 A Oceana se reserva ao direito de alterar a forma e a natureza destas regras conforme julgar apropriado para melhor atendimento e garantia aos participantes, fato que será devidamente noticiado com antecedência a todos os interessados.
8.5 O regulamento completo, no período do Concurso, ficará disponível no site da Oceana (brasil.oceana.org).
8.6 Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imprensa@oceana.org ou pelo telefone +55 (61) 3247-1800.

9. DO CRONOGRAMA DO EDITAL
Período de inscrições: 12/03/2020 a 30/04/2020
Período de análise das fotografias inscritas: 01/05/2020 a 30/05/2020
Divulgação do resultado final: 08/06/2020

Brasília/DF, 12 de março de 2020