Mais de 60 organizações lançam campanha contra poluição por plástico - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Mais de 60 organizações lançam campanha contra poluição por plástico

Mais de 60 organizações lançam campanha contra poluição por plástico

Agosto 11, 2023

No dia 15 de agosto (3ª feira), às 18h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a Oceana, juntamente com outras 60 organizações, lança a campanha Pare o Tsunami de Plástico. O objetivo é chamar atenção do Congresso e da sociedade civil para a importância de fazer avançar e aprovar o Projeto de Lei 2524/2022, já em tramitação no Senado Federal, que cria um marco regulatório para o estabelecimento de uma Economia Circular do plástico no país.

O Projeto de Lei 2524/2022 propõe resolver o problema da poluição por plástico por onde ele começa: o atual modelo de produção. Além de novas formas de produzir, esse projeto ainda determina novas abordagens para o uso e o descarte do plástico, em que os descartáveis não serão mais produzidos e todo plástico deverá ser reutilizável, reciclável ou compostável. Desse modo, ele voltará ao sistema, e não será mais despejado na natureza e nos oceanos.

Participam do lançamento da campanha: Ademilson Zamboni, diretor-geral da Oceana; Aline Sousa, liderança do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Daniel da Veiga Oliveira, pescador artesanal; Gustau Mañez, Representante no Brasil do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma); Laila Zaid, atriz e ativista socioambiental; e Maya Gabeira, surfista recordista de ondas gigantes, Embaixadora da Unesco para o Oceano e Membro do Conselho Diretor da Oceana.

CONTEXTO

A poluição por plásticos é hoje a segunda maior ameaça ambiental ao planeta, segundo a ONU. A cada minuto, dois caminhões de lixo plástico são despejados no oceano, globalmente. Somente o Brasil lança ao menos 325 milhões de quilos de resíduos plásticos todos os anos no oceano.

No ar, na água e até nos alimentos que consumimos, a poluição por plásticos deixou de ser apenas uma ameaça ambiental e se tornou uma ameaça real à nossa saúde. Cientistas já encontraram microplástico no leite, na placenta, no pulmão e no sangue humanos.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento da campanha Pare o Tsunami de Plástico
QUANDO: 15 de agosto (3ª feira), das 18h às 20h
ONDE: Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, Brasília – DF

Mais informações: Patrícia Bonilha – 61 99620-6443; Sergio Maggio – 61 99232-2235; Deborah Gouthier – 61 98104-5949