Mural de 300 metros no México lembra senadores sobre as crises do plástico nos oceanos - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Mural de 300 metros no México lembra senadores sobre as crises do plástico nos oceanos

Mural de 300 metros no México lembra senadores sobre as crises do plástico nos oceanos

Junho 10, 2020

A Oceana no México divulgou um mural monumental, localizado a poucos metros do Senado da República, cujo objetivo é lembrar os senadores de sua responsabilidade de legislar contra a crise de poluição plástica vivenciada pelos oceanos.

No Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho, Esteban García-Peña, diretor da campanha de plásticos da Oceana México, disse que esse trabalho monumental visa inspirar e lembrar os senadores de legislar em favor dos mexicanos, de sua saúde e de seus mares.

“A poluição plástica é uma realidade, e nós – sociedade, empresas, legisladores, governos locais e federal – devemos oferecer soluções para conter essa crise”, disse García-Peña durante uma apresentação virtual do mural monumental.

“As evidências da gravidade da poluição por plásticos, como a morte de tartarugas, aves, peixes e mamíferos marinhos, bem como a ingestão de plásticos por pessoas e a destruição de habitats, são contundentes. Esperamos que a arte, por fim, inspire e convença os senadores, para que nenhum plástico chegue ao oceano”, acrescentou.

García-Peña explicou que, no México, apenas 5% dos plásticos descartáveis são reciclados, 70% dos quais são processados graças aos catadores. “Somente o México despeja 9 bilhões de embalagens de plástico PET no oceano a cada ano e, com essa tendência, em breve haverá mais plástico do que peixes na água”.

“A reciclagem não será suficiente se não garantir a redução da produção de plástico a partir de sua origem. Com as leis atuais e os escassos compromissos da indústria, a poluição por plásticos no oceano terá dobrado em 2050. Por exemplo, se a indústria de bebidas substituísse pelo menos 10% das embalagens descartáveis por retornáveis, a quantidade que chega ao mar seria reduzida em 20%”, garantiu.

García-Peña lembrou que 40% da produção mundial de plásticos são embalagens, pacotes, latas e recipientes que serão usados apenas uma vez, e que os recipientes representam aproximadamente metade dos resíduos de plástico no mundo.

“70% dos plásticos descartáveis vão para o meio ambiente, e cerca de 13 milhões de toneladas de plástico são despejadas no mar anualmente. Fala-se de um caminhão de lixo cheio de plástico jogado no oceano a cada minuto”, disse García-Peña.

Cabe destacar que, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, existem pelo menos 40 iniciativas para reformar as leis em torno da redução e do confinamento de plásticos, principalmente a Lei Geral de Prevenção e Gestão Integral de Resíduos.

“Nenhuma dessas iniciativas foi votada, e elas estão no limbo, na geladeira; Acreditamos que, dessas 40 iniciativas deve sair uma que garanta a redução de plásticos descartáveis, que contemple responsabilidade estendida a produtores e importadores de plásticos, e que se estabeleçam as bases para a prevenção e eliminação da poluição por plásticos”, afirmou.

O mural, com uma superfície de 300 metros, é obra da artista Vera Primavera e se chama “Chalchiuhtlicue Diosa del Agua”. Retrata uma figura feminina que chora pela poluição dos plásticos, enquanto conforta, em seu colo, um leão-marinho preso por um pedaço de plástico descartável.

“Uma deusa da água que chora porque o oceano está se afogando em plástico, porque os habitantes do mar morrem ao comê-lo, pelo oportunismo e a indolência de alguns membros da indústria que não enxergam além de seus interesses, porque os governantes e o Congresso fazem pouco ou nada para reverter isso. Mas a arte inspira, e esperamos inspirá-los a trabalhar pelo bem da nação”, acrescentou García-Peña.

A Oceana faz um chamado aos senadores, particularmente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Mudanças Climáticas, a assumir uma visão de Estado e garantir a mudança necessária para que o país salve seus mares da poluição por plásticos.

“Não existe amanhã para salvar nossa principal fonte de vida; em suas mãos está a saúde e o destino do oceano”, manifestou García-Peña. 

O mural ficará em exibição por tempo indeterminado e está localizado na rua Madri, número 15, em uma das paredes do edifício Hotel Plaza Madrid, no bairro de Tabacalera, a poucos metros da sede do Senado da República.