No Canadá, lixo plástico é listado como resíduo tóxico - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / No Canadá, lixo plástico é listado como resíduo tóxico

No Canadá, lixo plástico é listado como resíduo tóxico

Maio 20, 2021

Uma decisão do governo canadense incluiu os “produtos industrializados de plástico” na Classificação 1 da Lei Canadense de Proteção Ambiental (CEPA, na sigla em inglês), que lista substâncias tóxicas e prevê o gerenciamento desses resíduos considerando os potenciais riscos associados à poluição ambiental.

Na prática, a medida dá ao governo federal autoridade para regulamentar os produtos de plástico e mantê-los longe de incineradores, aterros sanitários e o meio ambiente, incluindo uma proibição nacional de objetos de plástico descartável, como sacolas de compras, embalagens para entrega de comida, canudos, misturadores de bebidas e talheres.

“Essa decisão nos aproxima um pouco mais do fim do fluxo fatal de plástico que chega aos nossos oceanos. O governo federal precisa usar todas as ferramentas à sua disposição para acabar com o crescente desastre do plástico, incluindo uma forte proibição de itens de plástico descartável”, afirma a bióloga Ashley Wallis, da Oceana Canadá. “Noventa e cinco por cento dos canadenses estão preocupados com o impacto da poluição por plástico sobre nossos oceanos e 86% apoiam a proibição dos plásticos de uso único. A hora de agir é agora”.

Junto com a Oceana, organizações ambientalistas como Environmental Defence, Ecojustice e Toronto Environmental Alliance aprovaram a medida anunciada e cobram que o governo canadense aja rapidamente para finalizar uma norma sólida que proíba os plásticos descartáveis não essenciais até o final de 2021.

TORNE-SE UM WAVEMAKER

Cadastre-se hoje para obter ação alertas e atualizações semanais de Oceana.