O passo certo da Secretaria de Pesca com o SisTainha - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / O passo certo da Secretaria de Pesca com o SisTainha

O passo certo da Secretaria de Pesca com o SisTainha

Maio 16, 2019

 

Foto: MAPA/Reprodução

Na pessoa do Sr. Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), Jorge Seif Jr., a Oceana parabeniza a iniciativa de criar o SisTainha – um sistema online que tem como objetivo integrar os dados sobre a pesca da tainha fornecidos por pescadores na safra 2019.

Em 2018, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com a extinta Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP/PR), a Oceana inaugurou essa iniciativa por meio de um sistema que registrava as capturas e disponibilizava os dados em tempo real por meio do www.tainhometro.org.br.  O sistema de monitoramento testado no ano passado foi uma experiência bem sucedida, agora adotada pela SAP, que desenvolveu e implantou um sistema próprio que irá monitorar a pescaria.

Ainda que a Oceana não concorde com o valor da cota estabelecida para a pesca industrial na presente safra, reconhecemos que o SisTainha é um passo importante para a retomada do monitoramento e da gestão da pesca pelas autoridades competentes.

Vemos nesse progresso do Governo com o SisTainha uma sinalização de que sistemas similares serão adotados para as demais pescarias do Brasil.