Oceana anuncia vencedores do concurso de fotografia - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Oceana anuncia vencedores do concurso de fotografia

Oceana anuncia vencedores do concurso de fotografia

Julho 17, 2020

A Oceana divulga nesta sexta-feira (17) o resultado do I Concurso de Fotografia da organização no Brasil. Sob o tema “Meu lar é o mar: retratos da vida nos oceanos”, o concurso recebeu 255 trabalhos de todo o país. Três imagens foram selecionadas pelo júri formado pelo fotógrafo Luciano Candisani, a recordista mundial de surfe em ondas gigantes Maya Gabeira, o artista Oskar Metsavaht, a jornalista Paulina Chamorro e o repórter cinematográfico Paulo Zero.

A imagem vencedora retrata a pesca artesanal na praia de Bitupitá, em Barroquinha, no Ceará. Captada pela lente do fotógrafo Chico Rasta, a cena mostra pescadores se equilibrando em estacas de madeira cravadas no fundo mar para realizar a manutenção dos currais de pesca, que chegam a ser construídos em até 15 quilômetros da praia e 20 metros de profundidade, conforme a maré. Chico Rasta receberá um Drone Dji Spark versão básica e um kit completo da Oceana.

O olhar do fotógrafo Christian Knepper sobre cardumes de tralhotos, conhecidos popularmente como peixes-de-quatro-olhos, leva o segundo prêmio do concurso – uma GoPro Hero 7 Black e um kit completo da Oceana. A imagem foi captada em São Luís, no Maranhão, região de manguezais onde esses cardumes surgem perto das margens e praias.

O emblemático peixe mero (Epinephelus itajara) também é tema da imagem enviada pelo fotógrafo David Luiz Andrade, que retrata um naufrágio em Porto de Galinhas, Pernambuco. David receberá, como premiação, um estabilizador para filmagem em celular e um kit completo da Oceana (3º lugar).

“Parabenizamos a todos os participantes do concurso e especialmente aos três vencedores, que trouxeram a pesca sustentável e a biodiversidade marinha em belíssimas imagens”, disse o diretor-geral da Oceana, o oceanólogo Ademilson Zamboni. “Lançamos esse concurso na intenção de engajar as pessoas nessa relação com o mar, queremos aproveitar essa iniciativa para lembrar a sociedade da urgência de combater a poluição dos oceanos e promover a pesca sustentável”, afirmou.

A jornalista Paulina Chamorro reforçou a importância do olhar voltado para os oceanos. “A nossa reconexão com o oceano tem que ser feita pelo reconhecimento de que a vida no planeta, o equilíbrio climático e o oxigênio que respiramos também dependem dele”, afirmou a jurada do I Concurso de Fotografias da Oceana Brasil.

Pesca 

Os oceanos poderiam alimentar um bilhão de pessoas com uma refeição saudável de frutos do mar todos os dias, mas a sobrepesca em muitas regiões do planeta e a poluição por plásticos estão pondo em risco essa importante fonte de alimento para a população mundial. 

O crescimento sustentável da produção de pescado constitui um desafio para todos os países e especialmente para o Brasil, que carece de informações consistentes sobre a pesca marinha. Desde 2009, o Brasil não publica estatística pesqueira. Atualmente, o país sequer conhece a situação dos estoques pesqueiros, que são as populações de espécies exploradas economicamente pela pesca.

“O país precisa superar a falta de informações públicas sobre a atividade pesqueira para garantir a sustentabilidade ambiental, econômica e social da pesca”, enfatizou Zamboni. “A prática de prestar contas à sociedade sobre o que é pescado, onde e como ocorrem essas capturas é fundamental para se realizar uma gestão pesqueira eficiente e com base científica”, detalhou. 

Poluição por plástico

De acordo com a ONU Meio Ambiente, oito milhões de toneladas de plástico entram no oceano todos os anos – o equivalente a um caminhão de lixo cheio sendo jogado a cada minuto, ameaçando os ecossistemas marinhos.

“Os danos aos ecossistemas causados pela poluição por plástico são terríveis. Milhares de indivíduos e organismos marinhos foram observados sofrendo de emaranhamento ou ingestão de plástico. Tudo está sendo impactado, desde zooplâncton e peixe, às tartarugas marinhas, mamíferos e aves marinhos”, afirmou a cientista marinha da Oceana, Lara Iwanicki. 

“É fundamental que exista uma política pública de redução da produção de plásticos, que as empresas ofereçam produtos sem plástico para seus consumidores e que existam áreas livres de plástico no país”, defendeu Zamboni.

A Oceana é a maior organização não governamental, sem fins lucrativos, exclusivamente dedicada à proteção e recuperação dos oceanos em escala global. Trabalha para a implementação de políticas públicas destinadas à proteção dos ecossistemas marinhos. Para isso, defende que as decisões sejam baseadas em informações cientificas e com participação social.

Vencedores do I Concurso de Fotografia da Oceana Brasil

1º Lugar
Pesca artesanal na praia de Bitupitá – Barroquinha/CE
Fotógrafo: Francisco das Chagas Machado Brandão (Chico Rasta)

2º Lugar
Cardume de tralhotos – São Luís/MA
Fotógrafo: Christian Knepper

3º Lugar
Mero (Epinephelus itajara). Naufrágio Gonçalo Coelho – Porto de Galinhas, Pernambuco. 
Fotógrafo: David Luiz Andrade