Oceana é homenageada com “Salva de Prata” pela cidade de São Paulo - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Oceana é homenageada com “Salva de Prata” pela cidade de São Paulo

Oceana é homenageada com “Salva de Prata” pela cidade de São Paulo

A premiação enaltece a atuação de organizações e personalidades que contribuem para o meio ambiente, a arte, a cultura e a ciência na cidade

Novembro 10, 2023

O prêmio foi entregue em mãos pelo vereador Xexéu Tripoli, idealizador do evento. Foto: Divulgação

Em Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (8/11) no Domo Digital do Instituto Principia, na capital paulista, o diretor-geral da Oceana no Brasil, Ademilson Zamboni, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o prêmio “Salva de Prata”, em reconhecimento à significativa contribuição da organização na proteção dos oceanos.

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e Luan Cardoso, artista, muralista e criador do festival “Na Lata”, também foram homenageados pela premiação idealizada pelo vereador Xexéu Tripoli. O evento contou com a mediação da jornalista ambiental Paulina Chamorro, criadora do podcast Vozes do Planeta e consultora da Unesco.

“Os homenageados são pessoas que ficam nos bastidores, por trás das câmeras… mas fazem São Paulo ter uma vida muito melhor para a gente. Eles melhoram o Brasil e nosso planeta”, afirmou o parlamentar.

Fundamentada na ciência e com foco no aprimoramento das políticas públicas, a Oceana é uma fonte de conhecimentos técnicos e tem promovido um diálogo aberto para o desenvolvimento de ações em defesa dos oceanos, da pesca sustentável e de combate à poluição marinha por plástico. Desde 2020, Tripoli defende a criação de uma nova lei de redução de plásticos de uso único desnecessários e problemáticos que seja direcionada, especialmente, a hotéis, restaurantes, bares, eventos culturais e torneios esportivos. A Oceana é uma ativa integrante do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do decreto que regulamenta essa lei.

“É uma honra muito especial para nós, da Oceana, sermos reconhecidos pela cidade mais populosa da América Latina. Desejamos que São Paulo, com seus mais de 12 milhões de habitantes e sua relevância em diversas áreas, se torne um espaço de inovação e inspiração, rumo a um futuro livre da poluição por plástico. E que esse futuro se torne presente o mais breve possível”, declarou o oceanógrafo Zamboni.