Oceana fala sobre os impactos da moda nos oceanos - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Oceana fala sobre os impactos da moda nos oceanos

Oceana fala sobre os impactos da moda nos oceanos

Outubro 19, 2020

Um aspecto da poluição marinha nem sempre tão difundido refere-se aos impactos da moda nos oceanos. Assim como os plásticos descartáveis, os tecidos sintéticos como o poliéster e o náilon,  liberam micropartículas de plástico a cada lavagem e contribuem com 35% do microplástico que chega no mar. A indústria da moda também contribui com as mudanças climáticas, devido a seu processo linear de produção. O resultado é o drástico aumento da poluição marinha, afetando a vida de milhares de animais marinhos. 

Para falar sobre esse tema, a edição 2020 do fórum internacional de moda e sustentabilidade Rio Ethical Festival (REF) convidou a cientista marinha da Oceana, Lara Iwanicki. Ela participará do painel “Moda e Clima – Porque não existe planeta B”, no dia 23 de outubro, às 18 horas, com transmissão ao vivo gratuita pelo Youtube do festival.

Também participarão do debate os especialistas François Ghislain-Morillion (Vert); Oskar Metsavaht (Osklen / Instituto-E); Sérgio Leitão (Instituto Escolhas); Taise Beduschi (Grupo Malwee); e Andréia Coutinho Louback (Instituto Alana). O painel será realizado em colaboração com o Laboratório Moda Sustentável e pela Conferência Brasileira de Mudança do Clima.

“Precisamos reduzir o impacto que a indústria da moda tem sobre os oceanos, e o conhecimento científico aliado à inovação permite desenvolver estratégias que realmente funcionem”, afirma Lara Iwanicki. “Nesse contexto, o engajamento de empresas e do governo é fundamental para frearmos a poluição marinha, a pesca predatória e o aquecimento global”.

Lara Iwanicki explica que os oceanos sofrem pressão por todos os lados. Com o aquecimento global, as águas marinhas têm se tornado mais ácidas por absorverem mais CO2, o que pode afetar o desenvolvimento tanto de fitoplânctons, responsáveis pela produção de metade do oxigênio que respiramos, quanto de grandes animais marinhos, como as baleias. “Se juntamos a isso a grande quantidade de plásticos que chegam aos oceanos anualmente, temos um quadro muito preocupante”, adverte a cientista marinha.

O painel “Moda e Clima – Porque não existe planeta B” marca o lançamento da segunda edição do Rio Ethical Festival, que neste ano será realizado no formado digital, de 30 de outubro a 30 de novembro. A plataforma do fórum terá 19 debates, sendo 31 palestrantes internacionais e 40 nacionais em painéis inéditos, fashion films e webinars temáticas. O acesso à programação completa será restrito aos inscritos.

Com a missão de promover reflexões sobre um modelo de superprodução e consumo esgotados, o Rio Ethical Fashion reuniu, em 2019, mais de 600 especialistas da academia, indústria, ONGs, marcas e produtores em torno da questão: Como tornar a moda mais ética e sustentável? Em 2020, a versão digital deve ampliar o público participante das atividades. 

SERVIÇO
Painel “Moda e clima – porque não existe planeta B”
Data: 23 de outubro (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Transmissão gratuita e ao vivo pelo canal REF do Youtube