Oceana participa de webinar sobre saúde dos oceanos e serviços ecossistêmicos - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Oceana participa de webinar sobre saúde dos oceanos e serviços ecossistêmicos

Oceana participa de webinar sobre saúde dos oceanos e serviços ecossistêmicos

Maio 20, 2020

Nesta quinta-feira (21/05), às 14 horas, serão apresentados os primeiros resultados da pesquisa “Saúde dos oceanos e serviços ecossistêmicos: Integração entre ciência, sociedade, política e governança”. O trabalho foi desenvolvido pelo time científico Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros, no âmbito do programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB).

O diretor-geral da Oceana no Brasil, Ademilson Zamboni, é um dos convidados para debater o tema, que será transmitido em webinar do II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do HOB. “Precisamos cuidar dos oceanos não só para proteger a biodiversidade marinha, mas também o bem estar da humanidade e garantir o sustento de milhões de pessoas que dependem diretamente do mar” afirma Zamboni.

Também participam do debate a promotora de Justiça Priscila da Mata Cavalcante (Ministério Público/PR); o professor Alexander Turra (USP e Cátedra UNESCO para Sustentabilidade dos Oceanos); o deputado Rodrigo Agostinho (coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista); e o professor Camilo Dias Seabra Pereira (IMar/Unifesp).

No Brasil, cerca de 27% da população reside nos mais de 400 municípios costeiros e usufruem diretamente dos benefícios gerados pelos oceanos, que em termos de economia do mar, foi estimado que os ecossistemas marinhos empregam 19 milhões de pessoas resultando em aproximados R$ 500 bilhões em massa de salários em circulação.

“Só podemos garantir a sustentabilidade das atividades humanas que incidem sobre a vida marinha se tivermos a ciência ao nosso lado. Tão importante quanto fomentar a pesquisa é dar transparência ao que se obtêm com ela para que sirva de subsídios para políticas públicas e para o desenvolvimento sustentável” completa o diretor-geral da Oceana no Brasil.

O time “Pesquisa Ação: Estressores Ecossistêmicos e Cenários Futuros” atua no contexto do Horizonte Oceânico Brasileiro, programa lançado em abril de 2019 pelo Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar). O HOB tem como objetivo garantir a eficácia de políticas públicas para o mar brasileiro, alinhadas à Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.

O II Seminário Inter-Redes Costeiras e marinhas do HOB está dividido em 11 sessões de webinar, realizadas de 28 de abril a 22 de maio. Com início sempre às 14h, o debate é aberto ao público em geral mediante inscrição prévia. Saiba como participar.

SERVIÇO

II Seminário Inter-Redes Costeiras e Marinhas do HOB

Tema: Saúde dos oceanos e serviços ecossistêmicos: Integração entre ciência, sociedade, política e governança

Data: Quinta-feira, 21 de maio de 2020

Horário: 14 horas

Transmissão em plataforma digital – inscrições aqui