Oceana realiza Simpósio Internacional sobre Manejo da Pesca Marinha
Cientistas, gestores públicos, pescadores e sociedade civil buscam soluções para a crise da pesca
Julho 2, 2015
A Oceana realiza, em Brasília, o I Simpósio Internacional sobre Manejo de Pesca Marinha, para discutir propostas de manejo adequado da pesca no Brasil, que enfrenta grave crise por causa da histórica falta de gestão pesqueira. Durante os dias 06, 07 e 08 de julho cientistas, representantes de governo, da sociedade civil, do setor pesqueiro industrial e artesanal estarão reunidos na capital federal em busca de soluções. O 1º. Simpósio Internacional sobre Manejo de Pesca Marinha no Brasil: Desafios e Oportunidades será realizado no CET/CNTC (SGAS 902 Sul, Bloco C, Brasília – DF).
O volume de pesca marinha anual no Brasil, que já foi de 750 mil toneladas, atualmente está em torno de 400 mil toneladas por ano. A ausência de um manejo adequado, falta de monitoramento e pesca excessiva são alguns dos problemas que o setor enfrenta. O Ministério do Meio Ambiente publicou no final de 2014 a Portaria 445, que lista as espécies aquáticas ameaçados de extinção. A chamada “Lista Vermelha” traz, pela primeira vez, 98 espécies marinhas, muitas das quais exploradas comercialmente. A portaria prevê a proibição da pesca dessas espécies, que tiveram suas populações diminuídas e estão em risco.
Segundo a diretora geral da Oceana no Brasil, Mônica Peres, apenas proibir a captura das espécies ameaçadas não vai resolver o problema, nem será capaz de recuperá-las. Para ela, a única solução é o manejo científico das pescarias. “Se a gente der uma chance, o mar se recupera. Por isso, estamos organizando esse simpósio. Queremos ajudar o Brasil a encontrar os melhores caminho e respostas”. Ela destaca a participação de especialistas do Canadá, Austrália, Estados Unidos, Noruega e Chile, países que já alcançaram um nível mais avançado de manejo da pesca e que poderão compartilhar suas experiências.
Sobre a Oceana – A Oceana foi criada em 2001 para trabalhar exclusivamente na proteção e recuperação dos oceanos em escala global, por meio de campanhas e estudos científicos. A organização já conquistou mais de 100 vitórias e protegeu mais de 2 milhões de quilômetros quadrados de oceano ao redor do mundo. A Oceana está presente em sete países e na União Europeia, atuando no Brasil desde 2014.
Serviço:
I Simpósio Internacional sobre Manejo de Pesca Marinha no Brasil: Desafios e Oportunidades
Data: 6 a 8 de julho
Local: CET/CNTC – SGAS 902 Sul – Bloco C – Brasília – DF
Para maiores informações e inscrições, visite:
http://eventosoceanabrasil.org.br/
Acompanhe pelo site do evento a transmissão on-line das palestras e discussões que
acontecem do dia 6 a 8 de julho, conforme a programação divulgada.
Mais informações:
(+5561) 3247.1800, imprensa@oceana.org