Oceana reúne especialistas para debater “O Papel da Ciência na Gestão Pesqueira” - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Oceana reúne especialistas para debater “O Papel da Ciência na Gestão Pesqueira”

Oceana reúne especialistas para debater “O Papel da Ciência na Gestão Pesqueira”

Abril 15, 2016

A Oceana reunirá em Brasília, entre os dias 18 e 20 de abril, representantes do governo e especialistas para discutir “O Papel da Ciência na Gestão Pesqueira”. O objetivo é contribuir para  que o Brasil possa ter uma gestão científica da pesca. Isso porque o manejo adequado dessa atividade, mas do que qualquer uma outra, exige uma série de dados, analises, avaliações e previsões, que são praticamente inexistentes no Brasil.

Durante o evento, coordenadores e líderes de pesquisa de cada um dos cinco projetos aprovados no edital MCTI/MPA/CNPq Nº 22/2015 discutirão como contribuir efetivamente para a gestão pesqueira no Brasil, especialmente diante do atual cenário de cortes orçamentários, extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e migração da gestão pesqueira para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Esse edital foi publicado pouco antes da extinção do MPA e  teve por objetivo selecionar projetos de pesquisa aplicada para subsidia a gestão da pesca marinha no Brasil.

Participam do workshop, o secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura Marlon Cambraia, do MAPA e o diretor do Departamento de Conservação e Biodiversidade Ugo Vercillo, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – ambos responsáveis pela gestão pesqueira -, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro para o Meio ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento contará ainda com o Dr. Luiz Roberto Barbieri (Florida Fish and Wildlife Research Institute), especialista de gestão pesqueira de regiões tropicais pobres em dados.