Pescadores querem ampliar monitoramento da pesca no Rio Grande do Sul - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Pescadores querem ampliar monitoramento da pesca no Rio Grande do Sul

Pescadores querem ampliar monitoramento da pesca no Rio Grande do Sul

Novembro 14, 2019

Lideranças da pesca do Rio Grande do Sul decidiram, por unanimidade, ampliar o monitoramento da pesca em toda a costa gaucha, a exemplo do que ocorre para algumas espécies pescadas na Lagoa dos Patos e na Bacia do Rio Tramandaí. A decisão é resultado do II Encontro do Setor Pesqueiro, realizado nos dias 4 e 5 de novembro, em Porto Alegre. O evento foi realizado pelo setor em parceria com a Câmara Técnica do Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Congapes) e com apoio da Oceana.

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro, entre lideranças de pescadores e armadores de pesca, outros membros da sociedade civil, representantes do governo federal, do governo estadual, parlamentares, e pesquisadores das universidades Federal do Rio Grande (FURG) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Um dos principais desafios da pesca no Brasil é, sem dúvida, o monitoramento das pescarias em toda a costa. Com esse encaminhamento, o setor pesqueiro do Rio Grande do Sul mostra que é possível avançar na gestão da pesca, garantindo que a atividade seja feita de forma sustentável”, afirma o diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni.

O encontro ocorrerá periodicamente para fortalecer o setor e apoiar as políticas públicas previstas na Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca (Lei 15.223/2018), aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em agosto de 2018.

A próxima reunião está prevista para a primeira semana de dezembro.