Prêmio de design recebe 1.409 projetos inovadores - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Prêmio de design recebe 1.409 projetos inovadores

Prêmio de design recebe 1.409 projetos inovadores

Maio 6, 2021

O prêmio global No Waste Challenge recebeu a inscrição de 1.409 projetos inovadores de todas as partes do mundo, número recorde entre as edições do desafio promovido pela plataforma global What Design Can Do, que neste ano recebeu apoio da Oceana no Brasil. Do total de inscritos, 115 projetos apresentam soluções para as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“Essa grande participação mostra que as pessoas estão pensando soluções para transformar nossos hábitos de consumo, reduzindo o desperdício e os impactos no oceano como a poluição por plástico”, afirma Lara Iwanicki, gerente da Campanha de Redução da Poluição Marinha por Plásticos da Oceana e membro do Comitê de Seleção do prêmio.

Uma das consequências do atual modelo de economia linear de produção é a geração de grande quantidade de resíduos que, em parte, vai parar no oceano. Estudo realizado pela Oceana em 2020 estima que somente o Brasil polua as águas marinhas com 325 mil toneladas de plástico por ano, gerando impactos negativos para a vida marinha, para a saúde humana e mais diretamente para as pessoas que dependem do mar para se alimentar e gerar renda.

  Foto: NoWaste.WhatDesignCanDo

SELEÇÃO

Nas próximas semanas, mais de 100 líderes criativos e industriais de vários setores se juntarão ao Comitê de Seleção do desafio No Waste Challenge. Eles terão a missão de chegar a uma lista de 10 finalistas para cada um dos briefings, que será divulgada no dia 27 de maio de 2021. Além do Rio & São Paulo, há briefings específicos para Amsterdã, Déli, Cidade do México, Nairóbi e Tóquio.

As propostas enviadas serão avaliadas a partir dos quatro principais critérios: Impacto, Criatividade, Viabilidade e Escalabilidade. O projeto vencedor está previsto para ser anunciado em 15 de julho de 2021.

Para Richard van der Laken, diretor criativo do What Design Can Do, o grande número de inscrições reflete a capacidade das indústrias criativas assumirem algumas das questões mais urgentes do mundo. “Estou impressionado com o nível de comprometimento e inovação que vimos nesta chamada aberta”, diz ele. “Os criativos estão assumindo nosso problema de desperdício de todos os ângulos. É um sinal de mudança poderosa, e isso me traz esperança”, completa.

Comitê de Seleção dos projetos brasileiros:

Amanda Costa, da Perifa Sustentável

Barão Di Sarno e Levi Girardi, da QuesttoNó Manyone

Beatriz Luz, do Hub Economia Circular Brasil

Fabricio Goulart, da Feitosa Gourmet

Gustavo Pinheiro, do Instituto Clima e Sociedade

Helena Terzella, da AMLURB / Prefeitura de São Paulo

Lara Iwanicki, da Oceana Brasil

Lucas Nieto Climate Ventures

Luciana Pellegrino, da ABRE

Ludovica Leone, do Estúdio Guto Requena

Marcela Sabino Museu do Amanhã/IDG

Tania Sassioto Eu Reciclo

Bebel Abreu, da Mandacaru (coordenação)

Alexandre Fernandes, do MoTI / IDG

Carol Piccin, do MateriaLab, faz parte do comitê de seleção global

 

Para mais informações, acesse: https://nowaste.whatdesigncando.com/