Prêmio seleciona soluções inovadoras para reduzir lixo plástico no mar - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Prêmio seleciona soluções inovadoras para reduzir lixo plástico no mar

Prêmio seleciona soluções inovadoras para reduzir lixo plástico no mar

Março 15, 2021

Nesta quarta-feira, 17 de março, será realizada a primeira atividade conjunta da parceria da Oceana com a plataforma internacional What Design Can Do e o Museu do Amanhã. O seminário Design para Ação Climática debaterá economia circular, inovação e poluição marinha por plásticos, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Às 10h30, a Oceana apresentará o painel Panorama da Poluição por Plásticos no Brasil e os Impactos nos Oceanos.

O evento reforça a convocatória do prêmio global #NoWasteChallenge, que será concedido a soluções inovadoras em design. O briefing brasileiro busca projetos que ataquem dois problemas latentes no país: a desigualdade social e a poluição dos oceanos, em especial da Baía de Guanabara. As inscrições podem ser realizadas até 20 de abril de 2021.

O Brasil produz cerca de sete milhões de toneladas de plástico por ano, quantidade que coloca o país na posição de maior produtor da América Latina. Desse montante, três milhões de toneladas são de plásticos de uso único. Pelo menos 325 mil toneladas desses resíduos são levados ao mar a partir de fontes terrestres tais como lixões a céu aberto e descartes inadequados, de acordo com o relatório da Oceana Um Oceano livre de Plástico. O estudo também mostra que mais de 3,7 mil animais submetidos à necrópsia no país tinham ingerido lixo plástico. Há ainda impactos negativos na pesca e no turismo.

“O desafio maior para tornar os oceanos saudáveis é equilibrar proteção e produção, sob o risco de que os recursos marinhos hoje disponíveis não mais o estarão em um curto prazo”, explica o diretor-geral da Oceana, o oceanólogo Ademilson Zamboni. “Inovação tecnológica para uso racional dos serviços ambientais que o mar provê e um freio na poluição marinha por fontes terrestres são rotas necessárias à superação desses desafios que as políticas públicas devem se ocupar urgentemente”, completa Zamboni, que apresentará o painel nesta quarta-feira junto com a gerente de Campanhas da Oceana, Lara Iwanicki.

A programação do seminário inclui ainda falas sobre economia circular com Mike Oliveira, representante da Fundação Ellen MacArthur, e Beatriz Luz, do Hub de Economia Circular Brasil, parceiro da iniciativa, além da apresentação de projetos que estão colocando o lixo zero em prática.

SOBRE A PREMIAÇÃO

O prêmio #NoWasteChallenge é uma competição global lançada pela What Design Can Do (WDCD). Estudantes, designers e empreendedores criativos são convidados a apresentar soluções inovadoras para reduzir o desperdício e repensar o ciclo de produção e consumo. A ideia é ir além do modelo atual de “extrair-produzir-descartar” da economia linear e buscar alternativas mais sustentáveis e reparadoras.

Os vencedores serão selecionados por um júri internacional composto de especialistas em design, ações climáticas e impacto social. O prêmio são 10 mil euros em financiamento para cada equipe vencedora e um programa de desenvolvimento personalizado para transformar o projeto em realidade. Cada vencedor também terá a oportunidade de apresentar seu projeto a um público global em eventos anuais sobre design e inovação.

SERVIÇO

Seminário Design Para Ação Climática
Dia 17 de março (quarta-feira), ao vivo, pelo youtube do Museu do Amanhã

Programação

9h30 – ABERTURA
Boas-vindas do Museu do Amanhã: Ricardo Piquet
Apresentação sobre o Challenge: Bebel Abreu

9h40 – ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA (em português)

Conheça o novo modo de pensar e produzir, para reduzir nosso impacto no planeta.

Mike Oliveira / Ellen MacArthur Foundation + Beatriz Luz / Hub Economia Circular Brasil + Fabrício Goulart / Feitosa Gourmet + Felipe Villela / ReNature + Mari Gatti /  FarFarm e moderação de Bebel Abreu / WDCD São Paulo & Rio.

10h30 – PANORAMA DA POLUIÇÃO POR PLÁSTICO NO BRASIL E OS IMPACTOS NOS OCEANOS, Por Ademilson Zamboni e Lara Iwanicki, Oceana

10h45 – A CAMINHO DO LIXO ZERO | BRASIL E HOLANDA (em inglês)

Exemplos de boas práticas da comunidade criativa nos dois países.
Moderação de Lara Snatager, diretora de programação do WDCD. Com Christian Ullmann / IED LAB MOB | YVY + Marjan van Aubel / Sunne + Babi Mattivy / Insecta Shoes + Ilse Kwaaitaal / Twenty Care + Matheus Paiva / Stand UPet + Rushabh Chheda/ Conscious Designs.

11h30 – ENCERRAMENTO: Richard van der Laken / WDCD e convocatória.