Semana de Combate ao Lixo no Mar discute impactos da poluição na pesca - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Semana de Combate ao Lixo no Mar discute impactos da poluição na pesca

Semana de Combate ao Lixo no Mar discute impactos da poluição na pesca

Setembro 14, 2020

Nesta terça-feira (15/09), às 10 horas, o diretor-geral da Oceana, o oceanólogo Ademilson Zamboni, participa do painel “O lixo no mar e a pesca”, que integra a programação da Semana de Combate ao Lixo no Mar.  A iniciativa é um convite a todas as organizações e indivíduos para participarem de uma mobilização que promova ações de limpeza de praias, rios e córregos.

Segundo a ONU Meio Ambiente, cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico são despejados anualmente no mar. No Brasil, em média, 325 mil toneladas de plástico vazam para o oceano por ano, a partir de fontes terrestres como disposição em lixões a céu aberto. Esse descarte impacta na vida marinha, nos ecossistemas e na atividade pesqueira.

Diante dessa realidade, a Oceana defende a redução na produção de itens plásticos, principalmente os descartáveis – feitos para um único uso e depois jogados fora.

“É urgente uma legislação robusta, inspirada em políticas, leis e boas experiências internacionais, visando reduzir a geração de resíduos evitáveis”, defende Zamboni. “As empresas devem oferecer aos consumidores opções livres de plástico para seus produtos e embalagens, a um custo similar ou menor do que as embalagens hoje utilizadas”, afirma o oceanólogo.

O debate também contará com a participação das especialistas Mônica Peres (ICMBio), Valdimere Ferreira (Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP) e Fernanda Barbosa (Diretoria de Portos e Costas). A moderação será feita pela pesquisadora Leandra Gonçalves (Instituto Oceanográfico da USP).

O evento segue até sexta-feira (18), com debates diários transmitidos ao vivo pelo youtube do Instituto Ecológico Aqualung.