Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional debate estratégias para reduzir poluição por plástico no mar

29 Junho 2021

Todos os anos, o Brasil joga no mar uma média de 325 mil toneladas de plástico, que chegam ao oceano a partir de fontes terrestres, como disposição em lixões a céu aberto ou levadas pelas águas das chuvas e rios. Os dados fazem parte do relatório Um Oceano Livre de Plástico e serão discutidos em live promovida pela Oceana e Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional nesta quarta-feira (30/06), às 19 horas.

O objetivo é sensibilizar população e parlamentares sobre a urgência de aprovar uma lei nacional que reduza o consumo e a produção de plásticos descartáveis, principal causa de poluição marinha. O país é o maior produtor de plásticos da América Latina, lançando no mercado sete milhões de toneladas de plástico por ano – três milhões de toneladas são de plástico de uso único.

O debate contará com a participação da gerente de Campanhas da Oceana Brasil, Lara Iwanicki; do pescador e coordenador-geral da Confrem, Flávio Lontro; do pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Luís Fernando Amato-Lourenço; do vereador da Cidade de São Paulo, Xexéu Tripoli; e da coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis e membro da Aliança Resíduo Zero Brasil e de GAIA, Beth Grimberg.

Também estarão presentes o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP); o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos ODSs, o deputado federal Nilto Tatto (PT/SP); e o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, o senador Jaques Wagner (PT/BA); a senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) e a senadora Zenaide Maia (PROS/RN).

Live sobre poluição marinha por plásticos

Data: 30 de junho (quarta-feira)

Horário: 19 horas

TRANSMISSÃO:

Facebook da Frente Parlamentar Ambientalista: facebook.com/frenteparlamentarambientalista/live/

YouTube da Frente Parlamentar Ambientalista: https://youtu.be/xs2an5MFBCk