Oceana participa do lançamento do Horizonte Oceânico Brasileiro - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / Oceana participa do lançamento do Horizonte Oceânico Brasileiro

Oceana participa do lançamento do Horizonte Oceânico Brasileiro

Maio 9, 2019

A Oceana participou do lançamento do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) no dia 10 de abril no Congresso Nacional em Brasília. O Programa foi lançado pelo Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar) e tem como objetivo garantir a eficácia de políticas públicas para o mar brasileiro, no contexto da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.

As prioridades são a implementação de planejamento integrado do uso do espaço marinho e o impulsionamento da participação do Brasil na chamada Década da Oceanografia. Essa iniciativa é estabelecida pela Unesco para fomentar a preservação dos oceanos e a gestão dos recursos naturais de zonas costeiras em todo o mundo, no período 2021-2030.

De acordo com a ONU, 40% dos oceanos estão sendo afetados negativamente e diretamente por atividades humanas, como pela poluição e pesca sem ordenamento adequado, o que resulta, principalmente, em perda de habitat, introdução de espécies invasoras e acidificação das águas.

AGENDA POLÍTICA

O lançamento do Horizonte Oceânico Brasileiro ocorreu no âmbito do 1º Seminário Inter-Redes, promovido pelo PainelMar, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza  e o Instituto Linha D’água. O evento reuniu, entre 8 e 12 de abril, pesquisadores, representantes do governo e da sociedade civil.

O encontro teve uma extensa agenda política, em audiências com parlamentares e representantes do Poder Executivo. Os participantes também debateram estratégias para reforçar políticas públicas brasileiras e aumentar a participação da sociedade civil na implementação do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14, cujo tema alvo são os oceanos. Os encaminhamentos apresentados serão organizados em relatório e divulgados no II Seminário Inter-Redes, previsto para novembro deste ano.