Bycatch é um termo em inglês usado para definir as espécies que são capturadas nas pescarias, mas não são alvo dessas pescarias. Em português, o termo usado é captura acidental ou incidental.
Caso essa captura acidental tenha valor comercial, ela acaba sendo levada à terra e comercializada. Mas, em muitos casos, esse bycatch composto de peixes, invertebrados, mamíferos, tartarugas ou aves marinhas, sem valor comercial ou proibida, é simplesmente descartado ao mar.
Um dos grandes problemas é que muitas espécies sem valor comercial capturadas já chegam mortas no convés, ou são deixadas de lado enquanto se processa a captura comercialmente importante e acabam devolvidas já mortas ao mar.
O bycatch é considerado um dos maiores problemas para a sustentabilidade das pescarias em todo o mundo e precisa ser evitado ou minimizado. Isso pode ser feito com o uso de artes de pesca mais seletivas, áreas de exclusão de pesca em locais de maior diversidade e frequência de bycatch e desenvolvimento e uso de equipamentos, tecnologia ou metodologias criadas para reduzir esse tipo de captura.
A Oceana trabalha para minimizar o bycatch nas pescarias . Isso diminui a mortalidade de espécies vulneráveis, abaixo do tamanho comercial ou que são alvo de outras pescarias.

A seguir:

Gestão pesqueira é desafio para o país

Ler próximo artigo