Oceana participa do lançamento do GT-Mar criado na Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional
Junho 11, 2021
Um dia após a intervenção da Oceana no prédio do Congresso Nacional chamando a atenção para a criação de uma lei de redução de plásticos descartáveis, a Frente Parlamentar Ambientalista (FPA) lançou o Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha (GT-Mar). O grupo, que tem como missão propostas legislativas para as zonas costeiro-marinhas é composto por parlamentares das duas casas – Câmara e Senado – e por organizações da sociedade civil.
“Precisamos fazer com que aquelas imagens projetadas ontem no Congresso possam nos inspirar e entrar no coração de cada congressista”, afirmou o deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ), que coordenará os trabalhos do GT-Mar. “Tenho a esperança de mobilizar a sociedade por meio deste GT para pressionar as Comissões na aprovação de projetos voltados para o mar”.
O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), destacou que a criação do grupo é muito importante para que se tenha uma agenda de políticas públicas voltadas para as questões do mar. “É um desafio, porque temos grande parte da população vivendo próximo da costa, mas a relação do brasileiro com o mar é muito ruim. Temos questões seríssimas para discutir, como a pesca predatória, as espécies ameaçadas e a poluição”, afirmou.
Transparência
Durante o evento, o diretor-geral da Oceana, o oceanólogo Ademilson Zamboni, reforçou a necessidade de aumentar a transparência dos dados pesqueiros no país, assim como combater a poluição marinha. “Precisamos de uma lei nacional para redução da oferta de itens plásticos de uso único, que é o plástico inútil”, pontuou.
Zamboni também destacou a necessidade de revisão do marco legal da pesca, envolvendo toda a sociedade. “Não podemos seguir pescando como nos anos 1970, no escuro, como mostra a Auditoria da Pesca”, disse. De acordo com o estudo, realizado pela Oceana, o Brasil desconhece a situação de 94% dos estoques pesqueiros que são alvo da frota comercial no país.
Participantes
O lançamento do GT-Mar contou com participação da cofundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos, Leandra Gonçalves; o proprietário do empreendimento social Olha o Peixe, o oceanógrafo Bryan Müller; da secretária Executiva do Painel Brasileiro para o Futuro dos Oceanos (Painel Mar), Adayse Bossolani; do pescador artesanal e coordenador-geral da Comissão Nacional e Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), Flávio Diniz; e do diretor fundador do Instituto Linha D’água, Felipe Leal.
A live está disponível no canal da Frente Parlamentar Ambientalista no YouTube. O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 30 de junho de 2021.