Junho 8, 2021
Atriz Laila Zaid se torna apoiadora da Oceana
A atriz e ativista ambiental Laila Zaid uniu a sua voz à Oceana para alertar sobre os impactos dos plásticos descartáveis, um dos principais problemas ambientais, responsáveis por grande parte da poluição marinha.
“Eu fico furiosa com a quantidade de plástico que chega quando peço um delivery. O Brasil já produz mais de 500 bilhões de itens plásticos por ano, e esse plástico vai ficar aí para sempre”, disse a atriz em vídeo que convida a população a assinar a petição “Quero meu delivery sem plástico descartável”, aberta pela Oceana na plataforma Avaaz.
A petição pede aos aplicativos de entrega de comida pronta – como iFood e UberEats – que se comprometam publicamente com as propostas da campanha #DeLivreDePlástico, desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com a Oceana. O objetivo é reduzir a quantidade de itens de plástico descartável enviados junto aos pedidos.
Juntos, o grito é mais alto
A voz de Laila ressoa o desejo de muitos brasileiros. Pesquisa realizada em março pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) revela que 72% dos consumidores gostariam de receber delivery sem plástico descartável, e 15% já deixaram de fazer um pedido por conta do incômodo com a quantidade de plástico que recebem.
“O consumidor sabe o que quer, mas talvez ainda não saiba como fazer para chegar lá. Então, vou dizer o que eu faço por aqui: além de barulho na internet, eu assino! Assino petições, consultas públicas, abaixo-assinados, junto minha voz a outras vozes e assim grito mais alto”, conta a atriz no artigo “Temos grandes armas a nosso favor: a tecnologia e nossa escolha de consumo”, publicado no site ECOA/UOL.
Recentemente, esse grito impactou uma ação promocional do aplicativo iFood em um programa de grande audiência na televisão brasileira. Após entregar o pedido com uma quantidade enorme de plástico de uso único, a empresa mudou de estratégia e repetiu a ação usando embalagens de mandioca.
“A vida marinha ganha com o poder da voz de Laila que se une à Oceana na missão de proteger os oceanos. Seu apoio representa seu compromisso por um mundo melhor e a confiança no trabalho da organização”, destaca o diretor-geral da Oceana no Brasil, o oceanólogo Ademilson Zamboni.
Sustentabilidade nas redes
Além de alertar sobre os impactos dos plásticos descartáveis, Laila tem usado as redes sociais para estimular hábitos sustentáveis, como o consumo de alimentos de produtores locais e o reaproveitamento de materiais. O perfil da atriz no Instagram tem mais de 150 mil seguidores.
Laila Zaid estudou Publicidade na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e encontrou seu caminho há mais de 15 anos nas artes cênicas, com inúmeras novelas, filmes e peças de teatro na bagagem. Ligada às causas ambientais desde pequena, Laila aprendeu a usar suas redes sociais para ecoar seu ativismo. Mas essas não são suas únicas paixões. Entre um trabalho e outro, ela se dedica à educação infanto-juvenil, atuando com crianças e jovens em escolas da rede pública e em instituições não governamentais. Inspirada nesse contato com as crianças, Laila lançou um manual de sustentabilidade infantil: “Manual Para Super-Heróis – O Início da Revolução Sustentável”, um livro interativo e divertido que mostra a importância de cuidarmos do meio ambiente desde cedo.
MOST RECENT
Março 27, 2025
Março 27, 2025
Março 26, 2025
Fevereiro 18, 2025
“O Brasil não precisa esperar pelo Tratado Global para reduzir o plástico”
Fevereiro 18, 2025
Trump prioriza o plástico, apesar de danos aos oceanos e à saúde