Campanha busca fortalecer proteção dos manguezais mostrando protagonismo das mulheres - Oceana Brasil
Inicio / Blog / Campanha busca fortalecer proteção dos manguezais mostrando protagonismo das mulheres

Julho 26, 2021

Campanha busca fortalecer proteção dos manguezais mostrando protagonismo das mulheres

BY: Oceana

O TEMA: 

No Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, 26 de julho, estreia o primeiro episódio da série “Mães do Mangue”, que reúne quatro documentários de curta duração com histórias de mulheres marisqueiras da costa do Pará. A campanha é promovida pelas organizações Rare e Purpose, pela Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem) e pelas Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) e conta com apoio da Oceana.

Estima-se que trabalham na região 224 mil pescadores e, dos quais 95 mil são mulheres, o que pode ser a maior população de pescadoras do Brasil.

A série documental faz parte de uma campanha que tem o propósito de fortalecer a formação de uma rede de mulheres que, a partir de seus saberes narrados e compartilhados, propõem soluções para a conservação dos manguezais, que são berço de muitas espécies marinhas. Até setembro, estão previstas programações como lives e o lançamento do livro de receitas “Cozinha da Maré”, com pratos originais das mulheres de 12 Reservas Extrativistas Marinhas do Pará.

Ecossistema ameaçado

O mangue é berçário para diversas espécies marinhas, mas no país ainda está vulnerável a uma série de ameaças, como o desmatamento, a poluição, a exploração predatória de recursos e a ocupação desordenada. As mulheres são protagonistas na proteção e conservação dos ecossistemas de onde extraem o sustento da família e criam os seus filhos.

“Somos guardiãs desse maretório, temos que conservar pra que ele seja um berçário cada vez mais produtivo para a comunidade e para as futuras gerações”, defende Sandra Regina Pereira Gonçalves, 51 anos, primeira-secretária da Associação dos Usuários da Resex Mãe Grande do Curuçá (Auremag), no município de Curuçá.

Os próximos vídeos da campanha “Mães do Mangue” serão divulgados nos dias 7, 14 e 21 de agosto de 2021. Saiba mais sobre a campanha.

MOST RECENT

Up Next: