Senadora Leila afirma que Projeto de Lei sobre Economia Circular do Plástico será prioridade na Comissão de Meio Ambiente - Oceana Brasil
Inicio / Blog / Senadora Leila afirma que Projeto de Lei sobre Economia Circular do Plástico será prioridade na Comissão de Meio Ambiente

Junho 7, 2023

Senadora Leila afirma que Projeto de Lei sobre Economia Circular do Plástico será prioridade na Comissão de Meio Ambiente

Por: Oceana

O TEMA: Plásticos

Anúncio foi feito em evento realizado pelo Pnuma e diversos ministérios sobre soluções para a poluição plástica. Foto: Oceana/Nathalia Carvalho

 

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 2524/2022, em tramitação no Senado Federal desde setembro de 2022, foi ressaltado pela senadora Leila Barros como uma das medidas mais urgentes para o Brasil reduzir a poluição causada por plásticos. Durante o debate “O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica”, realizado nesta 3ª feira (6/6) pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), ela defendeu a “necessidade de uma legislação mais eficiente que estimule o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, apoie medidas sustentáveis e garanta o equilíbrio dos ecossistemas”.

Na sequência, a parlamentar completou: “Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, entendo ser urgente a implantação de ações efetivas que visem a transição ecológica em todos os setores da nossa sociedade. Destaco a importância de, no Senado Federal, aprovarmos com a maior brevidade possível o PL 2524/2022, que estabelece regras relativas à Economia Circular do Plástico e que vamos colocar como prioridade no Senado”.

Construído coletivamente por diversos setores da sociedade civil, a exemplo de organizações não governamentais, como a Oceana, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB) e representantes das indústrias, esse Projeto de Lei propõe um marco regulatório para a Economia Circular do Plástico no Brasil.  Ele propõe limitar a produção, importação, distribuição, o uso e a comercialização em território nacional de canudos, talheres, pratos, misturadores de bebidas, copos e tampas, bandejas e tigelas de isopor, lacres e afins. Só poderão entrar no sistema produtos plásticos aptos ao reuso e à reciclagem.

Responsabilizar os responsáveis

O diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni, considera que se o Brasil, de fato, quer se reposicionar como protagonista na agenda ambiental mundial tem que fazer, também nesse tema, sua lição de casa.  “Nesse sentido, é muito importante ter uma regulação nacional, como o PL 2524, sobre a Economia Circular do Plástico.  Diferente das legislações de muitos países, este projeto trata de uma forma muito mais abrangente e madura este tema, apresentando soluções. Ele vai muito além do banimento”.

Zamboni destacou a importância de que as empresas e corporações assumam responsabilidades com essa mudança que vão além do discurso de ESG. “Como disse a ministra Marina Silva aqui hoje, não basta o compromisso, tem que ter a ética. Transferir a solução de um problema do CNPJ para o CPF das pessoas é injusto! São 500 bilhões de itens descartáveis produzidos por ano no Brasil. É muita coisa. Grande parte dele não é desenhado para voltar para o sistema e vira lixo. Então, nessa situação, não adianta dizer: ‘você, consumidor, tem que se educar, separar, reciclar e limpar a praia’. A responsabilidade nunca é de quem produz!”, alerta o oceanógrafo.

Ademilson Zamboni, diretor-geral da Oceana: “Transferir a solução de um problema do CNPJ para o CPF das pessoas é injusto!” Foto: Oceana/Nathalia Carvalho

Negacionismo ambiental

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva compartilhou a sua preocupação diante do negacionismo em relação a este tema. “O pior de tudo é que governos e empresas sabem que o precipício está logo à frente e se recusam a fazer [o que é preciso] porque dizem que estão gerando empregos com este plástico que está sendo produzindo. E, assim, rompem com o laço social, o que significa que não nos importamos com aqueles que ainda irão nascer”.

Fazendo referência a uma experiência que conheceu no Japão, ela explicou a importância de ir além da reciclagem. “Reduzir, reusar, reciclar têm um sentido muito profundo. Se a gente não reduzir, não vamos dar conta só com o reuso e a reciclagem. Teremos que reduzir e, mesmo reduzindo, teremos que reusar. E mesmo reusando, teremos que reciclar. As políticas públicas no âmbito nacional são muito tímidas. Em que pesem os esforços para fazer a reciclagem do plástico, é muito pouco o que a gente consegue efetivamente fazer. Infelizmente, não estamos fazendo uma Economia Circular no planeta!”, avaliou a ministra.

Nesse sentido, Silvia Rucks, coordenadora residente da ONU no Brasil, declarou que é preciso acabar com o nosso vício em plásticos. “Alternativas já existem! A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável nos convida a transformar o mundo, a transformar nossas maneiras de produzir e consumir, de nos relacionarmos entre nós e com o ambiente em nossa volta. O Brasil desempenha um papel fundamental nesse processo, e pode ser um berçário de novas e valiosas ideias que ajudem toda a humanidade”, considerou ela.

Dividido em 3 painéis, o evento contou também com a participação de Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ);  Maria Angélica Ikeda, do Ministério de Relações Exteriores (MRE); Luciene de Aguiar Dias, do Ministério da Saúde; Gustau Máñez, do Pnuma; Adalberto Maluf, da Secretaria Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental; Rodrigo Rollemberg, da Secretaria Nacional de Economia Verde; Nanci Darcolete, catadora independente; Ronei Alves da Silva, do Movimento Nacional de Catadores Recicláveis (MNCR); Kallel Kopp, do MeuCopoEco; Camila Barcelos, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); e Magaly Menezes, da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).