80% dos eleitores nos EUA apoiam políticas públicas para redução do plástico descartável - Oceana Brasil
Inicio / Comunicados de Prensa / 80% dos eleitores nos EUA apoiam políticas públicas para redução do plástico descartável

80% dos eleitores nos EUA apoiam políticas públicas para redução do plástico descartável

Para brasileiros, plástico é problema ambiental

Março 31, 2022

Nos Estados Unidos, 8 de cada 10 eleitores apoiam políticas nacionais, estaduais e municipais que reduzam o plástico descartável, segundo pesquisa contratada pela Oceana. Além disso, a maioria dos votantes (84%) se preocupa com a poluição por plástico de uso único, como sacolas e embalagens de isopor para alimentos. 

Está em votação no Senado daquele país o projeto de lei “Break Free From Plastic Pollution” (Livres da Poluição por Plástico, em tradução livre no português), que propõe a eliminação gradual de itens de plástico descartável, a responsabilização das empresas por seus resíduos e a suspensão de novas fábricas para a produção de plásticos em todo o país.  

“Estamos contando com nossos representantes para reduzir o uso de plástico descartável, e essa lei almeja exatamente isso. Os parlamentares precisam entrar em sintonia com o público e com as cidades e os estados que há anos estão à frente na regulamentação dos plásticos descartáveis, antes que o problema se transforme em uma crise que não possamos reverter”, disse Christy Leavitt, diretora da campanha de plásticos da Oceana. 

Pexels

Os Estados Unidos geram mais resíduos plásticos do que qualquer outro país no mundo e exportam grande parte desses resíduos para países em desenvolvimento que carecem de sistemas adequados de gestão de resíduos. Apenas 9% de todo o resíduo plástico já produzido foi reciclado globalmente, mas a indústria de plásticos continua promovendo a reciclagem como se fosse uma solução, ao mesmo tempo em que aumenta a produção do resíduo e lança novos produtos no mercado. 

 “A indústria de plásticos usa seu dinheiro e sua influência para evitar mudanças que preservariam um mundo habitável para as gerações futuras. É hora de os líderes de nosso país priorizarem as pessoas e o planeta, aprovando uma lei nacional para reduzir a produção e o uso de plásticos descartáveis”, disse Christy. 

Ameaça ao meio ambiente 

Além de impactar negativamente a vida marinha e a saúde humana, o plástico contribui para as mudanças climáticas e deve superar as emissões de gases de efeito estufa oriundas do carvão até 2030. Esse material também afeta desproporcionalmente comunidades de baixa renda e comunidades negras, poluindo o ar, a água e o solo.  

Com a produção de plástico crescendo rapidamente, pode-se esperar que quantidades cada vez maiores inundem os oceanos com consequências devastadoras. Diante disso, mais de 90 países já proibiram ou impuseram restrições para o uso de sacolas plásticas e vários outros foram além, proibindo uma combinação de produtos plásticos descartáveis, como utensílios, canudos, mexedores, pratos, copos e recipientes de isopor.  

Para brasileiros, plástico é problema ambiental 

A preocupação dos brasileiros com o tema é grande: cerca de 92% afirmam que o lixo plástico é muito problemático para o meio ambiente e a maioria (68%) considera que a poluição no meio ambiente diminuirá se o Congresso aprovar uma lei restringindo a produção de itens de plástico descartável, segundo pesquisas realizadas pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em 2021, a pedido da Oceana. 

No entanto, nos últimos 20 anos, foram apresentados 135 projetos de lei no Congresso Nacional limitando, de forma isolada, o uso de alguns desses itens descartáveis e nenhum deles avançou nas casas legislativas até hoje. “A percepção da população, revelada pela pesquisa, passa uma mensagem clara ao Congresso: é urgente aprovar uma lei robusta e inspirada em políticas, leis e boas experiências internacionais, para reduzir a produção e o consumo de plástico de uso único”, destaca a Gerente de Campanhas da Oceana no Brasil, a engenheira ambiental Lara Iwanicki.