Objetivos de longo prazo para a gestão pesqueira
Resultado
Indicador atendido. Este indicador avaliou se a Lei da Pesca estabelece claramente os objetivos a longo prazo para a gestão da pesca no Brasil, e se esses objetivos incluem a conservação e o uso sustentável dos recursos pesqueiros. Entende-se que a lei nº 11.959/2009 prevê objetivos de longo prazo e que estes estão relacionados à conservação e ao uso sustentável dos recursos pesqueiros.
Avaliação
Para analisar os resultados, é relevante esclarecer a função de um objetivo e a sua presença na Lei da Pesca, além de indicar quais dispositivos apresentam objetivos direta ou indiretamente. Existem diversos dispositivos dentro da Política Nacional da Pesca (Brasil, 2009) que indicam que a gestão da pesca e o exercício da atividade pesqueira devem ser feitos à luz de objetivos de longo prazo, visando assegurar a conservação dos estoques pesqueiros, a redução de impactos aos ecossistemas e a maximização dos benefícios sociais e econômicos. No entanto, há lacunas nesses dispositivos quanto à forma e ao conteúdo relacionado aos objetivos de longo prazo.
A política poderia deixar os objetivos de forma mais clara, como manter estoques saudáveis, evitar sobrepesca, recuperar estoques sobrepescados e evitar danos sérios ou irreversíveis aos ecossistemas. Esses objetivos, quando associados a definições técnicas de termos como sobrepesca, sobreexplotação e depleção, tendem a tornar mais robustos os pontos a serem levados em consideração na implantação da política pesqueira do Brasil.