Comitês Permanentes de Gestão ativos
Resultado
Nenhum dos Comitês Permanentes de Gestão marinhos encontra-se ativo. A previsão segundo o último desenho proposto pelo governo era a existência de 9 comitês para gestão da pesca marinha e estuarina. Alguns desses operaram em 2019, mas todos os comitês terminaram suspensos a partir de junho de 2019 pelo decreto nº 9.759/2019.
Avaliação
Os Comitês Permanentes de Gestão (CPGs) são fóruns essenciais para fortalecer a tomada de decisão sobre a gestão dos recursos pesqueiros de forma transparente e participativa. Os CPGs deveriam ser instâncias consultivas para a definição de normas de ordenamento e sua composição deveria ser paritária entre representantes do Estado e da sociedade civil, incluindo organizações do setor pesqueiro e organizações ambientalistas.
Até o ano de 2019, haviam sido legalmente instituídos seis CPGs marinhos: Lagostas; Atuns e Afins; Demersais Sudeste e Sul; Pelágicos Sudeste e Sul; Camarões Norte e Nordeste; Demersais e Pelágicos Norte e Nordeste. Esses eram os únicos espaços consultivos de tomada de decisão com participação dos representantes do governo, do setor pesqueiro e da sociedade civil, mas muitos deles sequer chegaram a se reunir.
Até a data de conclusão deste relatório os CPGs não haviam sido recriados, o que não deixa claro como tem se dado o processo de tomada de decisão sobre medidas de uso e conservação dos recursos pesqueiro.