Comitês Permanentes de Gestão ativos
Resultado
Nenhum dos Comitês Permanentes de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros (CPG) marinhos encontra-se ativo. Algumas dessas instâncias operaram até 2019, quando foram suspensas pelo Decreto nº 9.759/2019, e reestabelecidas em 2021, no âmbito da estrutura da “Rede Pesca Brasil”, pelo Decreto nº 10.736/2021.
Avaliação
Os CPG são fóruns de consulta e assessoramento essenciais para fortalecer a tomada de decisão sobre a gestão dos recursos pesqueiros de forma transparente e participativa.
Até 2019 haviam sido legalmente instituídos seis CPG marinhos: Lagostas; Atuns e Afins; Demersais Sudeste e Sul; Pelágicos Sudeste e Sul; Camarões Norte e Nordeste; Demersais e Pelágicos Norte e Nordeste. Esses eram os únicos espaços consultivos de tomada de decisão com participação dos representantes do governo, do setor pesqueiro e da sociedade civil. Apesar de terem sido instituídos, muitos deles sequer tiveram a realização de alguma reunião.
Reestabelecidos em 2021 como estruturas da “Rede Pesca Brasil”, os CPG marinhos Demersais Norte e Nordeste, Pelágicos Norte e Nordeste, Demersais Sudeste e Sul, Pelágicos Sudeste e Sul, Atuns e Afins, e Lagostas ainda não foram efetivamente implementados.